Conforto em edifícios altos excitados pelo vento : uma abordagem metanalítica
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Data
2019Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Comfort in wind-induced tall buildings : the meta-analysis in human-structure interaction
Assunto
Resumo
Estruturas verticais estão ficando cada vez mais altas devido ao aumento da urbanização e adensamento das cidades. De acordo com a sua esbeltez inerente, resultando em baixos valores de frequência natural, esses prédios estão suscetíveis a vibrações induzidas pelo vento podendo causar desconforto para os ocupantes. Já pequenos e perceptíveis níveis de aceleração com gamas de frequências baixas relevantes para vibrações de corpo inteiro podem causar náuseas e desconforto, enquanto altos níveis d ...
Estruturas verticais estão ficando cada vez mais altas devido ao aumento da urbanização e adensamento das cidades. De acordo com a sua esbeltez inerente, resultando em baixos valores de frequência natural, esses prédios estão suscetíveis a vibrações induzidas pelo vento podendo causar desconforto para os ocupantes. Já pequenos e perceptíveis níveis de aceleração com gamas de frequências baixas relevantes para vibrações de corpo inteiro podem causar náuseas e desconforto, enquanto altos níveis de aceleração podem ser alarmantes e causar medos aos ocupantes. Esse trabalho propõe uma revisão literária sistemática em termos de metanálise com os estudos empíricos da área de conforto em edifícios altos. A metanálise foi segmentada na verificação do viés de publicação, sensibilidade das metodologias e verificação dos estimadores de aceleração. Além disso, uma comparação dos resultados dos critérios de limite de aceleração obtidos a partir da metanálise com as principais normas de conforto vigentes é realizada. Por fim, uma recomendação para a atualização da norma NBR 6123:1988 é feita. A metanálise utilizou dois modelos de efeitos, o de efeitos fixos sendo o método da máxima verossimilhança (MLE) e o de DerSimonian & Laird/Método dos momentos (MOM) para o modelo de efeitos aleatórios, no qual os resultados foram os mesmos para ambos. O critério final proposto tem limites inferiores e próximos à norma ISO 10137(2007) e similar à curva H-70 do critério da AIJ-GEH. Com relação à norma NBR 6123:1988, os limites de percepção de aceleração são maiores a uma frequência de aproximadamente 0,3 Hz e inferiores a partir disso. ...
Abstract
Vertical structures are getting higher due to increased urbanization and densification of cities. According to their inherent slenderness, resulting in low natural frequency values, these buildings are susceptible to wind-induced vibrations in which can cause discomfort to the occupants. Already small and noticeable levels of acceleration with low frequency ranges relevant to whole body vibrations can cause nausea and discomfort, while high levels of acceleration can be alarming and cause fear ...
Vertical structures are getting higher due to increased urbanization and densification of cities. According to their inherent slenderness, resulting in low natural frequency values, these buildings are susceptible to wind-induced vibrations in which can cause discomfort to the occupants. Already small and noticeable levels of acceleration with low frequency ranges relevant to whole body vibrations can cause nausea and discomfort, while high levels of acceleration can be alarming and cause fear among occupants. This research proposes a systematic literary review in terms of meta-analysis about empirical studies of comfort field in high-rise buildings. This research proposes a systematic literary review in terms of meta-analysis with the empirical studies of the comfort in high-rise buildings field. The meta-analysis was segmented in the verification of the publication bias, sensitivity of the methodologies and verification of the acceleration estimators. In addition, a comparison of the acceleration limit results criteria obtained from the meta-analysis with the main current comfort standards is performed. Finally, a recommendation for updating the NBR 6123: 1988 standard is made. The meta-analysis used two effects models, the fixed effects being the maximum likelihood (MLE) and the DerSimonian & Laird / Method of moments (MOM) for the random effects model, in which the results were the same for both. The proposed final criterion has lower and approximate limits to ISO 10137 (2007) and similar to the H-70 curve of the AIJ-GEH criterion. With respect to standard NBR 6123: 1988, the limits of perception of acceleration are greater at a frequency of approximately 0.3 Hz and lower therefrom. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
Coleções
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Engenharias (7425)Engenharia Civil (1183)
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