Gestão econômica da estrutura administrativa de uma unidade de ensino superior pública : uma abordagem fundamentada na análise de custos
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Data
2019Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
As empresas na área de serviços enfrentam grande competição, exigindo que exerçam uma gestão mais eficiente em sua estrutura organizacional caso almejem a perenidade. Ao pesquisar a Gestão das Instituições de Ensino Superior, percebe-se a falta de ferramentas que as auxiliem na análise e desenvolvimento de uma gestão competitiva, e particularmente a ausência das ferramentas da Gestão de Custos. Desta forma, surge uma problemática: as instituições públicas de ensino possuem apenas indicadores té ...
As empresas na área de serviços enfrentam grande competição, exigindo que exerçam uma gestão mais eficiente em sua estrutura organizacional caso almejem a perenidade. Ao pesquisar a Gestão das Instituições de Ensino Superior, percebe-se a falta de ferramentas que as auxiliem na análise e desenvolvimento de uma gestão competitiva, e particularmente a ausência das ferramentas da Gestão de Custos. Desta forma, surge uma problemática: as instituições públicas de ensino possuem apenas indicadores técnicos, e há uma carência de indicadores de base econômica que sirvam para apoiar o controle financeiro, e principalmente as tomadas de decisões da organização em médio e longo prazos. Essas organizações possuem a necessidade de dados e informações sobre Custos, principalmente para estabelecer a relação benefício x custos dos serviços prestados e/ou dos produtos gerados pelas mesmas. A busca da eficiência econômica exige o entendimento dos custos para verificar se é compatível com o produto que se entrega para a sociedade, embora haja fatores subjetivos nos serviços prestados. A dificuldade é saber quanto que se gasta por aluno e não apenas quanto a IES gera; logo, a relação benefício x custos está adequada? Para atender esta lacuna, haverá a proposição de uma sistemática para apoiar a gestão de custos nas organizações prestadoras de serviços na área da educação, para possibilitar a avaliação da eficiência econômica das mesmas. O estudo ocorreu em uma Unidade de Ensino, Faculdade de Medicina, pertencente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas da Pós-Graduação. Percebeu-se que o nível de detalhamento real das informações sobre os itens de custos, abordados nesta dissertação, não existem (i), existem, mas não estão sistematizadas (ii), ou existem e estão sistematizadas (iii). Sendo, portanto, sugeridas ferramentas de captura dos dados a fim de se obter um nível desejado do detalhamento dos itens de custos que a UFRGS deveria ter para a aplicação da sistemática, ou seja, melhorar a estrutura referente às informações disponíveis sobre os gastos da Universidade. ...
Abstract
The companies in the service area face great competition, demanding that they exercise a more efficient management in their organization, if it is a perennial one. When managing higher education institutions, there is a lack of tools that help in the analysis and development of a competitive company, and particularly one of the tools of Cost Management. In this way, a problem arises: the public modalities of single lateral teaching, and the careers of economic-based indicators that are intended ...
The companies in the service area face great competition, demanding that they exercise a more efficient management in their organization, if it is a perennial one. When managing higher education institutions, there is a lack of tools that help in the analysis and development of a competitive company, and particularly one of the tools of Cost Management. In this way, a problem arises: the public modalities of single lateral teaching, and the careers of economic-based indicators that are intended for financial support and, especially, the organization's decision-making orders in the medium and long term. These organizations have a database and information on Costs, mainly to compensate the costs of the services provided and / or the products generated by them. The search for economic efficiency requires that the costs for registration be adequate with the product that is delivered to society, even though they are subject to services rendered. The reason is that it is spent per student and not only in relation to the IES generates; So a benefit x cost ratio is correct? In order to obtain this gap, a system of support for the management of service providers in the area of education should be provided to enable an evaluation of the economic efficiency of these services. The study took place in a teaching unit, Medical School, belonging to the Federal University of Rio Grande do Sul, especially in the postgraduate areas. It is has been realized that the actual level of detail of information on cost elements was not found, there are, but do not exist systematized (ii), exist or are systematized (iii). In order to ensure that the data flow data has a level of significance, the UFRGS should be used for a systematic application, that is, to improve information about the University data. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Coleções
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Engenharias (7410)Engenharia de Produção (1233)
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