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dc.contributor.authorSavionek, Danielpt_BR
dc.contributor.authorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T02:41:45Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1518-8043pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197133pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um estudo de medição e avaliação da exposição humana à vibração transmitida ao sistema mão-braço durante a atividade ciclística. Medições de vibração foram realizadas para três diferentes tipos de pavimento, asfalto (AS), placas moldadas “in loco” de concreto (PC) e blocos intertravados de concreto (BI), utilizando-se dois modelos de bicicleta, Speed (S) e Mountain bike (MB), além de ciclistas com diferentes características físicas. Para cada configuração pavimento x bicicleta x ciclista, de acordo com a exposição diária à vibração A(8), como definido pela norma ISO 5349-1, foi realizada uma avaliação para uma duração diária de 2h de exposição à vibração, bem como os tempos necessários para que os limites de exposição definidos pela Diretiva 2002/44/EC fossem atingidos. Por meio de uma análise subjetiva, também se avaliou o grau de conforto em cada tipo de pavimento quanto à exposição e à vibração, de acordo com uma pesquisa de opinião, realizada com os ciclistas. Ao final, os resultados são comparados e verifica-se, tanto pelos resultados objetivos, quanto pela avaliação subjetiva, que o tipo de pavimento mais adequado para a atividade ciclística é o asfalto (AS), seguido pelas placas moldadas “in loco” de concreto (PC) e dos blocos intertravados de concreto (BI).pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a study of measurement and evaluation of human exposure to handarm vibration in cycling activity. Vibration measurements were performed for three pavement types, asphalt (AS), “in loco” concrete molded plates (PC) and concrete interlocking pavers (BI), using two bicycle models, Speed (S) and Mountain bike (MB), besides the cyclists with different physical features. For each pavement type x bicycle model x cyclist configuration, according to the daily vibration exposure A(8), as defined by ISO 5349-1 standard, it was done an evaluation for 2-daily hour exposure to vibration, as well as the necessary time to achieve the limited exposure defined by the Directive 2002/44/EC. By a subjective analysis, it was also evaluated the comfort degree on each pavement type, considering exposure and vibration, according to a survey carried out with the cyclists. In the end, the results are compared and it is verified, either from the objective results or from the subjective evaluation, that the most appropriate pavement type for cycling activity is the asphalt (AS), followed by the “in loco” concrete molded plates (PC) and by concrete interlocking pavers (BI).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 13, n. 20 (jul./dez. 2012), p. 113-132pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHuman exposure to vibrationen
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectPavement on cycling pathsen
dc.subjectVibração : Mediçãopt_BR
dc.subjectHand-arm systemen
dc.titleMedição e avaliação da exposição humana à vibração transmitida ao sistema mão-braço durante a atividade ciclísticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000872521pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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