Educação permanente e processos de trabalho em saúde mental : limites e possibilidades : um estudo de caso no Município de Guaíba / RS
dc.contributor.advisor | Albuquerque, Paulo Peixoto de | pt_BR |
dc.contributor.author | Berwaldt, Daiane Schellin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-12T02:36:33Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/196898 | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Permanente em Saúde é uma possibilidade estratégica de formação/capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. O presente estudo teve por estratégia metodológica propor uma intervenção junto aos profissionais dos serviços do CAPS e de Atenção Básica em Saúde do município, para que a partir da análise de suas práticas profissionais de trabalho no território da atenção básica, fosse possível identificar quais mudanças vem ao encontro das tecnologias leves, frente ao cuidado em saúde mental. Os resultados apontam para a Educação Permanente em Saúde é uma possibilidade de aprendizagem no processo de trabalho ou no trabalho; que os trabalhadores do CAPS possuem um papel fundamental na ampliação da atenção psicossocial e que o apoio matricial é metodologia estratégica para o trabalho em rede, pois oferece suporte às equipes. | pt |
dc.description.abstract | Permanent education in health is a strategic possibility of formation/training of National Health System workers. This study’s methodologic strategy is to propose an intervention along with CAPS and Primary Attention professionals of Porto Alegre, in order to identify the changes that come along with soft technologies facing mental health care, by the analysis of their professional practices in the Primary Attention territory. The results indicate that permanent education is the learning possibility in the working process or work; that CAPS workers have fundamental role in the enlargement of psychosocial attention; and that matrix support is the strategic methodology for networking, as it offers support to the teams. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Permanent Education | en |
dc.subject | Guaíba (RS) | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.subject | National Health System | en |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject | Mental Health | en |
dc.subject | Pessoal de saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.title | Educação permanente e processos de trabalho em saúde mental : limites e possibilidades : um estudo de caso no Município de Guaíba / RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001094854 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Health Sciences (9148)Health Education (135)