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dc.contributor.advisorMaraschin, Clecipt_BR
dc.contributor.authorGavillon, Póti Quartieropt_BR
dc.date.accessioned2019-07-12T02:35:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196818pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a teoria da autopoiese, desenvolvida por Humberto Maturana e Francisco Varela a partir do movimento cibernético, trazendo a presença do observador como questão central para pensar a cognição; a teoria da enação, proposta por Varela, Thompson e Rosch, a partir do trabalho de Varela com Maturana, que propõe uma aproximação de ciências cognitivas e fenomenologia; o conceito de simpoiese, criado por Donna Haraway a partir de uma crítica à autopoiese, com o objetivo de produzir modos responsáveis de vivermos juntos; e a enação autopoiética, proposta que busca reaproximar autopoiese e enação através da teleologia e produção de sentido. Todas as teorias abordadas são tratadas como políticas cognitivas, ou seja, são performativas - produzem aquilo que descrevem. São desenvolvidas, a partir das teorias, propostas não representacionistas sobre ensino e aprendizagem. Além disso, são apresentadas propostas integradoras entre as teorias para que possam ser utilizadas em conjunto. Também é apresentada uma discussão sobre a suposta teleologia da vida, com a afirmação de sua inexistência.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents the autopoiesis theory, developed by Humberto Maturana and Francisco Varela from the cybernetic movement, bringing the presence of the observer as a central question to think about cognition; the enaction theory, proposed by Varela, Thompson and Rosch, based on the work of Varela with Maturana, which proposes an approximation of cognitive sciences and phenomenology; the concept of simpoiesis, created by Donna Haraway from a critique of autopoiesis, with the goal of producing responsible ways of living together; and autopoietic enaction, a proposal that seeks to re-approximate autopoiesis and enaction through teleology and sense-making. All the theories dealt with are treated as cognitive politics, that is, they are performative - they produce what they describe. Non-representationalist proposals on teaching and learning are developed from the theories. In addition, integrative proposals are presented about the theories so that they can be used together. There is also a discussion about the supposed teleology of life, with the affirmation of its non-existence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCognitionen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSimpoiesisen
dc.subjectAutopoiesisen
dc.subjectAutopoiesept_BR
dc.subjectEnactionen
dc.subjectEnaçãopt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectLearningen
dc.titleTeorias cognitivas não representacionistas e relações de ensino e aprendizagem : autopoiese, enação, simpoiese e enação autopoiéticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001096611pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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