Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWarmling, Cristine Mariapt_BR
dc.contributor.authorBarwaldt, Caroline Konzgenpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-09T02:38:35Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196679pt_BR
dc.description.abstractEstratégias de formação e qualificação profissional nas Redes de Atenção à Saúde articulam os processos de Integração Ensino-Serviço com os de Educação Permanente em Saúde. O estudo analisa como a Integração Ensino-Serviço participa na constituição da Rede de Atenção à Saúde Bucal na região norte do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Tratase de um estudo de caso do tipo único, integrado, com múltiplas unidades de análise e de abordagem qualitativa. Os dados foram produzidos por meio da realização de dez grupos focais: dois em cada gerência distrital da zona norte de Porto Alegre (Noroeste-Humaitá- Navegantes-Ilhas, Partenon-Lomba do Pinheiro, Leste-Nordeste e Norte Eixo- Baltazar), durante as reuniões administrativas nos meses de março e abril de 2018, e dois grupos com docentes de saúde coletiva de cursos de odontologia. Participaram da pesquisa 137 pessoas (100 trabalhadores, 5 gestores, 17 estudantes, 14 docentes e 1 usuário). Todos participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (APÊNDICE A) e a pesquisa foi inscrita na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, através do cadastro na Plataforma Brasil (ANEXO A). A condução dos grupos apoiou-se em um roteiro elaborado considerando as dimensões das redes: população, sistema operacional e modelo de atenção à saúde. A análise dos dados foi realizada com base na análise textual discursiva e no referencial teórico da Ergologia, no conceito de agir em competência e nas dimensões avaliativas subjetivas das redes de saúde. Resultados apontam que as equipes de saúde bucal não organizam ações e serviços com base em planejamento epidemiológico. Experiências de Integração Ensino-Serviço produzem ações que apóiam processos de territorialização. A coordenação do cuidado produz o agir em competência dos profissionais em experiências de Integração Ensino-Serviço. Com a elaboração dos itinerários terapêuticos dos usuários a Integração Ensino-Serviço colabora para a conectividade da rede. Métricas de avaliação dos serviços impedem a inserção de estudantes nos Centros de Especialidades Odontológicas. Ações de Educação Permanente em Saúde são praticadas nas reuniões administrativas distritais, mas ainda é necessário espaços de aproximação entre as governanças das Redes de Atenção e de Ensino. Os processos de transformação curricular investem em projetos de Integração Ensino-Serviço e interferem na constituição das Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde Bucal.pt_BR
dc.description.abstractStrategies for training and professional qualification in Health Care Networks articulate the processes of Service Learning with Permanent Health Education. The study analyzes how the Service Learning participates in the constitution of Oral Health Care in the northern region of Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil. This is a case study of the single type, integrated, with multiple units of analysis and qualitative approach. The data were produced through ten focus groups: two in each district management of the northern region of Porto Alegre (Noroeste- Humaitá-Navegantes-Ilhas, Partenon-Lomba do Pinheiro, Leste-Nordeste and Norte Eixo- Baltazar), during the administrative meetings in March and April 2018, and two with public health professors of dentistry courses. A total of 137 people participated (100 workers, 5 managers, 17 students, 14 professors and 1 user). All participants signed the Informed Consent Form (APPENDIX A) and the research was registered at National Ethics Commission in Research, through the registration at Plataforma Brasil (ATTACHMENT A). The management of the groups was supported by an elaborate script considering the dimensions of the networks: population, operating system and health care model. The analysis of the data was based on discourse analysis and on the theoretical reference of Ergology, on the concept of acting in competence and on the subjective evaluative dimensions of health care networks. Results show that oral health teams do not organize actions and services based on epidemiological planning. Experiences of Service Learning produce actions that support processes of territorialization. Care coordination affects the competence of professionals and the Service Learning contributes to the connectivity of the network in the elaboration of therapeutic itineraries. Because of service evaluation metrics, the Dental Specialties Centers resist to the insertion of students. Permanent Education in Health is practiced in the district administrative meetings, but it is still necessary spaces to approach the governance of the Network of Attention and Teaching. The curricular transformation processes have been invested in integration projects between services and education and have interfered in the constitution of Integrated Networks of Attention and Teaching in Oral Health.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectService Learningen
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectOral healthen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.subjectHealth Care Networksen
dc.titleA integração ensino-serviço na composição da Rede de Atenção à Saúde Bucal na região norte do município de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples