Comunicação organizacional de museus de Porto Alegre/RS, Brasil
Fecha
2019Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Partindo do pressuposto de que os públicos e a comunicação são constitutivos das organizações museológicas, esta dissertação tem como tema a Comunicação Organizacional de Museus. Nesse norte, o principal objetivo do estudo é o de "Compreender as concepções de comunicação organizacional materializadas nos museus de Porto Alegre". Além disso, como objetivos específicos, elencamos: a) Analisar se a comunicação informal é considerada comunicação organizacional no âmbito dos museus em estudo; b) Ave ...
Partindo do pressuposto de que os públicos e a comunicação são constitutivos das organizações museológicas, esta dissertação tem como tema a Comunicação Organizacional de Museus. Nesse norte, o principal objetivo do estudo é o de "Compreender as concepções de comunicação organizacional materializadas nos museus de Porto Alegre". Além disso, como objetivos específicos, elencamos: a) Analisar se a comunicação informal é considerada comunicação organizacional no âmbito dos museus em estudo; b) Averiguar se a comunicação de museus de Porto Alegre leva em consideração seus diferentes públicos; c) Verificar quais são, em perspectiva das falas autorizadas (organização comunicada), as principais práticas comunicacionais materializadas em museus de Porto Alegre. Para embasar a pesquisa, realizamos revisão bibliográfica sobre comunicação e museus (dentre outros: CASTRO, 2009; POULOT, 2013; BORGES, 2011; CARVALHO, 2011; e NIELSEN, 2014), comunicação organizacional (BALDISSERA, 2009) e públicos. Por se tratar de um estudo qualitativo (DIEHL, 2004), a coleta de dados empíricos consistiu na realização de 13 entrevistas semiestruturadas (DUARTE, 2005) com 14 responsáveis pela comunicação (diretores, gestores) de 12 museus de Porto Alegre. A técnica empregada para examinarmos os dados de campo foi a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009), a partir da qual foi possível verificarmos que há diferentes concepções para a comunicação nos museus estudados. O estudo empírico evidenciou a ocorrência de diferentes concepções para a comunicação nos museus estudados: a) comunicação como difusão; b) comunicação como transmissão; c) comunicação como publicização; d) comunicação como relacionamento; e) comunicação como mediação; e f) comunicação idealizada como diálogo. Constatamos ainda que, normalmente, mais de uma categoria pode ser verificada em uma mesma organização. ...
Abstract
Based on the assumption that publics and communication are constitutive of museological organizations, this dissertation has as its theme the Organizational Communication of Museums. In the north, the main objective of the study is to "Understand the conceptions of organizational communication materialized in the museums of Porto Alegre". In addition, specific objectives include: a) To analyze whether informal communication is considered organizational communication within the museums under stu ...
Based on the assumption that publics and communication are constitutive of museological organizations, this dissertation has as its theme the Organizational Communication of Museums. In the north, the main objective of the study is to "Understand the conceptions of organizational communication materialized in the museums of Porto Alegre". In addition, specific objectives include: a) To analyze whether informal communication is considered organizational communication within the museums under study; b) To determine if the communication of museums in Porto Alegre takes into account their different publics; c) To verify which are, in perspective of the authoritative statements (communicated organization), the main communicational practices materialized in museums of Porto Alegre. To support the research, we carried out a bibliographic review on communication and museums (among others: CASTRO, 2009, POULOT, 2013, BORGES, 2011, CARVALHO, 2011 and NIELSEN, 2014), organizational communication (BALDISSERA, 2009) and public. As a qualitative study (DIEHL, 2004), the collection of empirical data consisted of 13 semi-structured interviews (DUARTE, 2005) with 14 directors (managers and managers) from 12 museums in Porto Alegre. The technique used to examine the field data was the Content Analysis (BARDIN, 2009), from which it was possible to verify that there are different conceptions for communication in the studied museums. The empirical study evidenced the occurrence of different conceptions for communication in the studied museums: a) communication as diffusion; b) communication as transmission; c) communication as an advertisement; d) communication as a relationship; e) communication as mediation; and f) idealized communication as dialogue. We also note that, normally, more than one category can be verified in the same organization. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (6061)
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