Dilemas em educação inclusiva : problematizações em torno às crianças com altas habilidades/Asperger
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa trata dos dilemas da educação inclusiva em relação às questões de dupla necessidade educacional em Altas Habilidades/Asperger. O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de desenvolver um trabalho coeso com crianças que possuem dupla necessidade educacional, a fim de que ela tenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Situações como: identificação dessas crianças, a questão do diagnóstico, como os autores/as e suas teorias podem contribuir para o processo de e ...
Esta pesquisa trata dos dilemas da educação inclusiva em relação às questões de dupla necessidade educacional em Altas Habilidades/Asperger. O objetivo deste artigo é questionar a possibilidade de desenvolver um trabalho coeso com crianças que possuem dupla necessidade educacional, a fim de que ela tenha sucesso no processo de ensino e de aprendizagem. Situações como: identificação dessas crianças, a questão do diagnóstico, como os autores/as e suas teorias podem contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de crianças com esta necessidade e quais as abordagens possíveis a serem utilizadas em relação ao ritmo de aprendizagem e currículo, também serão abordadas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de tipo exploratória, descritiva e interpretativa. Para discutir a existência da dupla necessidade especial em pessoas que apresentam Altas Habilidades e Asperger, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 02 (duas) especialistas no tema: Sheila Torma Rodrigues e Marli Deuner. Constatou-se que existem ao menos alguns tópicos comuns em relação às crianças com Altas Habilidades e Asperger, relativos à interação social, linguagem, questão de vocabulário sofisticado, memória fotográfica, inflexibilidade mental e assincronismo. Acredita-se que este assunto apesar de polêmico mereça ser alvo de estudos mais profundos. ...
Abstract
This work deals with the dilemmas of inclusive education on the issues of dual educational need in High Skill/Asperger. The purpose of this article is to question the possibility of developing cohesive work with children who have a dual educational need in order to succeed in the teaching and learning process. Situations such as: identification of these children, the question of diagnosis, how the authors and their theories can contribute to the teaching and learning process of children with th ...
This work deals with the dilemmas of inclusive education on the issues of dual educational need in High Skill/Asperger. The purpose of this article is to question the possibility of developing cohesive work with children who have a dual educational need in order to succeed in the teaching and learning process. Situations such as: identification of these children, the question of diagnosis, how the authors and their theories can contribute to the teaching and learning process of children with this need and what possible approaches to be used in relation to the learning pace and will also be addressed. A survey was conducted with a qualitative, exploratory, descriptive and interpretive approach. To discuss the existence of dual special need for people who are highly talented and have Asperger, semi-structured interviews were conducted with 02 (two) experts on the subject: Sheila Torma Rodrigues and Marli Deuner. From this, it was found that there are at least some common threads in relation to children who are highly talented and with Asperger relating to social interaction, language, matter of sophisticated vocabulary, photographic memory, mental inflexibility and asynchrony. It is believed that this matter, although polemical, desserves to be the target of further study. ...
Contido em
Revista Educação, Artes e Inclusão. Florianópolis : Centro de Artes UDESC, 2019. Vol. 15, n. 1 (2019), p. 195-216
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42430)Ciências Humanas (7377)
Este item está licenciado na Creative Commons License
