Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWeiss, Raquel Andradept_BR
dc.contributor.authorRubio Mendez, Jonatan Javierpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-22T02:35:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196150pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado aborda o feminismo islâmico, entendido como uma linha de pensamento que cria uma complexidade para o desenvolvimento epistêmico que sustenta os atuais movimentos sociais femininos médios orientais, que têm contribuído para legitimar os direitos das mulheres e sua posição nas sociedades de dominação patriarcal, contra a construção de corpos sexuais e gênero nas sociedades muçulmanas. Apresentando esses mesmos movimentos com uma de suas maiores e mais plausíveis consequências, o incremento dos movimentos de mulheres dentro das práxis sócio-política doutrinária. Do mesmo modo, expõe a complexidade da produção feminina islâmica, como parte de um projeto emancipador das estruturas coloniais ainda presentes nas dinâmicas hegemônicas ocidentais. A análise deste trabalho será desenvolvida partindo da perspectiva teórica e metodológica de Eliseo Verón, influenciado pelo raciocínio de Ernesto Laclau e Michael Foucault, entre outros pensadores, usando o discurso político como cenário de luta discursiva, na qual são postas em jogo diferentes estratégias que constroem um ato de enunciação com características próprias e, nesse sentido, contribuem na busca das especificidades do discurso político que permitem lê-lo em perspectiva e em cruzamento com discursos diferentes (informativo, jornalístico, etc.). Nessa linha, o que nos interessa não é a descrição de "um tipo" de discurso, mas uma tipologia dos jogos de discurso, isto é, as estratégias, táticas, conjunturas e relações de poder que mostram o que um discurso é capaz de fazer. O corpus escolhido para tal proposta consiste em três discursos caracterizados como políticos, embora, sua interface seja projetada a partir de uma perspectiva meta-teórica, se localiza dentro do marco das instituições políticas, devido a que seu objetivo é justamente modificar o contexto social, político e cultural da mulher muçulmana dentro do Islã (Movimento de libertação da mulher islâmica) e que se dirige para personagens da arena política, o Fiqh (jurisprudência islâmica), que traça um caráter primário dentro das políticas de Estado dos governos arabo-muçulmanos na atualidade e a sua influência dentro do sistema internacional. Esses dados não os convertem automaticamente em discursos políticos, embora habilitam a pensar que obedecem a uma certa ordem de discurso e as regularidades invariantes que podem ser traçadas como pertencentes ao discurso político.pt
dc.description.abstractThis Master's thesis addresses Islamic feminism, understood as a line of thought that creates a complexity for the epistemic development that sustain the current middle-eastern female social movements, which have contributed to legitimize women's rights and their position in patriarchal domination societie, against the construction of sexual bodies and gender differentials in Muslim societies. By presenting these same movements with one of their greatest and most plausible consequences, the increase of women's movements within the sociopolitical doctrinal praxis. As well, it exposes the increase of the Islamic feminine production, as part of an emancipatory project of the colonial structures still present in the western hegemonic dynamics. The analysis of this work will be developed starting from the theoretical and methodological perspective of Eliseo Verón, Ernesto Laclau and Michel Foucault, among other thinkers, using the political discourse as a scenario of discursive struggle where different strategies are put in play that construct an act of enunciation with characteristics In this sense, they contribute to the search for the specificities of political discourse that allows us to read it in perspective and in cross-over with other discourses (informative, journalistic, etc.). In this line of analysis, what interests us is not the description of "a type" of discourse, but a typology of discourse games, that is, strategies, tactics, conjunctures and power relations that show what a discourse is capable of to do. The corpus chosen for such a proposal consists of three discourses characterized as politicians, although their interface is projected from a metatheoretical perspective, is located within the framework of political institutions, because its purpose is precisely to modify the social context, political and cultural life of the Muslim woman within Islam (Movement for the Liberation of Islamic Women) and which is addressed to people in the political arena, the Fiqh (Islamic jurisprudence), which traces a primary character within the state policies of Arab-Muslim governments in and influence within the international system. These data do not automatically convert them into political speeches, although they enable one to think that they obey a certain order of discourse and to invariable regularities that can be traced as belonging to political discourse.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIslãpt_BR
dc.subjectIslamen
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectDecolonialityen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectColonialityen
dc.subjectPatriarchyen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHermeneuticsen
dc.subjectPatriarcadopt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectWomanen
dc.titleGênero e islã uma aproximação aos feminismos islâmicos contemporâneos: construindo hermenêuticas de libertaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095317pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples