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dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa Kalindra Labre dept_BR
dc.date.accessioned2019-06-22T02:35:04Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196099pt_BR
dc.description.abstractEsta tese de doutorado apresenta uma reflexão sobre como o estilo cinematográfico do diretor carioca Daniel Filho se insere dentro de um contexto político-cultural de instauração e afirmação de uma hegemonia no campo do cinema brasileiro no século XXI. A tese está dividia em quatro capítulos. No primeiro, estabelecem-se as matrizes culturais do diretor: seu histórico vinculado ao circo, ao teatro de revistas, ao cinema  inicialmente apenas como ator durante o Cinema Novo -, e à televisão, quando passou a exercer diferentes funções, sendo um dos principais responsáveis pela instauração do dito Padrão Globo de Qualidade que transformou a teledramaturgia nacional em um produto mundialmente reconhecido. No segundo capítulo, define-se o modelo de produção de Daniel Filho no cinema contemporâneo brasileiro a partir da compreensão acerca da trajetória dos profissionais com quem partilha suas produções, quase todos também vinculados à TV; das parcerias, financiamentos e modos de distribuição que estabelece, constantemente com grandes empresas internacionais que ajudam no processo de sua distinção no campo; do modo como exerce a função de produtor, conjuntamente com a direção, centralizando as principais tomadas de decisão durante a realização de seus filmes; bem como da recolocação de uma dada visualidade (asséptica, clara e de classe média) com o objetivo de atrair grandes bilheterias. No terceiro capítulo, define-se o estilo de Daniel Filho em função de três pontos: o fato de ele resgatar de maneira atualizada uma tradição de indústria por meio das comédias; de definir o universo feminino como ambiência de seus filmes – já que, como afirma, considera a mulher a responsável pelo consumo cultural no País; e o modo como produz cinema a partir de uma convergência midiática que o faz estabelecer vínculos estéticos e de produção com a TV, configurando o que chamamos de um Cinema de Padrão Televisivo. A estrutura teórica  costurada pelas noções de Campo (Bourdieu, 2009; Silva, 2009; Martin-Barbero, 2006); Modelo de Produção (Bordwell et al, 1997; Mendonça, 2007; Meleiro, 2007; Rodrigues, 2007) e Estilo (Bordwell et al, 1997; Bordwell e Thompson, 2008) - está atrelada à análise de fragmentos de seus recentes filmes, que compõem o corpus desta pesquisa. Quais sejam: A Partilha (2001), A dona da história (2004), Se eu fosse você (2006), Muito gelo e dois dedos d'água (2006); Primo Basílio (2007), Se eu fosse você 2 (2009), Tempos de Paz (2009), Chico Xavier (2010), Confissões de Adolescente - o filme (2014) e Sorria, você está sendo filmado (2015). Conclui-se que Daniel Filho deslocou para o cinema um modelo de produção que já realizava na TV, ainda que esteja atento às transformações do mercado e faça uso das novas tecnologias e das atuais demandas do público que o assiste. Ele se configura como um dos principais diretores e produtores do recente cinema brasileiro, contribuindo para a consolidação dos blockbusters nacionais, principalmente por meio das comédias românticas. Através do capital simbólico que possui, tem sido fundamental, tal como aconteceu na televisão, para a consolidação de uma hegemonia cultural na sétima arte do País.pt_BR
dc.description.abstractThis doctorate thesis presents a reflection about how the cinematographic style of the carioca director Daniel Filho is related to a political-cultural context of establishment and affirmation of a hegemony in the field of Brazilian cinema in the 21st century. The thesis is divided into four chapters. In the first one, the cultural matrices of the director are established: his history linked to the circus, to the revue, to the cinema - initially only as an actor during Cinema Novo -, and to television, when he began to perform different functions, being one of the mainly responsible for the establishment of the so called Padrão Globo de Qualidade, that transformed national teledramaturgy into a worldwide recognized product. In the second chapter, Daniel Filho's production model is defined in contemporary Brazilian cinema based on the understanding of the training of the professionals with whom he shares his productions, almost all of them also linked to TV; of the partnerships, financing and ways of distribution that it establishes, constantly with large international companies that help in the process of its distinction in the field; the way he performs both the roles of producer and director, centralizing the main decisions during the making of his films; as well as the replacement of a given visuality (aseptic, clear and of middle class) with the goal of attracting big box offices. In the third chapter, Daniel Filho´s style is defined beyond three points: the fact that he rescues in an updated way an industry tradition through comedies; to define the female universe as the ambience of his films - since, as he says, he considers the woman responsible for cultural consumption in the country; and how he produces cinema from a media convergence that establishes aesthetic and production links with the TV, configuring what we call a Television Standard Cinema. The theoretical structure - tailored by the notions of Field (Bourdieu, 2009; Silva, 2009; Martin-Barbero, 2006); Production Model (Bordwell et al, 1997; Mendonça, 2007; Meleiro, 2007; Rodrigues, 2007) and Style (Bordwell et al., 1997; Bordwell and Thompson, 2008) - is linked to the analysis of fragments of his recent films, which compose the corpus of this research. Are them: A Partilha (2001), A dona da história (2004), Se eu fosse você (2006), Muito gelo e dois dedos d'água (2006); Primo Basílio (2007), Se eu fosse você 2 (2009), Tempos de Paz (2009), Chico Xavier (2010), Confissões de Adolescente - o filme (2014) e Sorria, você está sendo filmado (2015). It is concluded that Daniel Filho transfered to the cinema a production model that were already used in the TV, although he is attentive to the transformations of the market and makes use of the new technologies and the present demands of the public that watches it. He is one of the main directors and producers of recent Brazilian cinema, contributing to the consolidation of national blockbusters, mainly through romantic comedies. Through his symbolic capital, he has been fundamental, as it happened in television, to consolidate a cultural hegemony in the country´s seventh art.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFilho, Danielpt_BR
dc.subjectContemporary Brazilian Cinemaen
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectFielden
dc.subjectCrítica cinematográficapt_BR
dc.subjectProduction Modelen
dc.subjectStyleen
dc.titleO modelo de produção de Daniel Filho : a construção de um estilo cinematográfico brasileiro para o grande públicopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001095579pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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