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dc.contributor.advisorLopes, Fernando Diaspt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Danielle Costapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-22T02:35:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196092pt_BR
dc.description.abstractA legitimidade de uma organização está relacionada ao grau de conformidade de sua estrutura com as instituições do seu ambiente. Enquanto agentes racionais, as organizações procuram se conformar a essas instituições com intuito de gozar das prerrogativas que delas decorrem e evitar punições procedentes da não observância das regras, padrões e expectativas impostos. Este estudo busca integrar a perspectiva institucional e o gerenciamento de impressões com o objetivo de compreender como as organizações buscam fortalecer sua legitimidade perante seu público-alvo em seu ambiente social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que procurou examinar o caso da Universidade Federal do Acre por meio da análise do conteúdo. O estudo revela que a administração se envolveu em diversas práticas de gerenciamento de impressões, sendo a principal delas a promoção organizacional. Por meio de matérias jornalísticas, identidade organizacional, discursos, parcerias e estrutura física, a gestão procurou apresentar a Universidade como altamente competente, eficaz e bem-sucedida. Além disso, a administração buscou conformar a imagem da organização com aquela aceita no seu ambiente social por meio do alinhamento cultural, do apoio normativo, e da consonância com as normas e lei relevantes do contexto na qual se insere. O fortalecimento da legitimidade da Universidade trouxe como benefícios para a organização tanto recursos econômicos quanto simbólicos.pt
dc.description.abstractThe legitimacy of an organization is related to the degree of conformity of its structure with the institutions of its environment. As rational agents, organizations seek to conform to these institutions in order to enjoy the prerogatives that result from them and to avoid punishment resulting from non-compliance with the rules, standards and expectations imposed. This study seeks to integrate the institutional perspective and the management of impressions in order to understand how organizations seek to strengthen their legitimacy their target audience in their social environment. It is a qualitative research that sought to examine the case of the Federal University of Acre through content analysis. The study reveals that management has been involved in a number of print management practices, the main one being organizational promotion. Through journalistic materials, organizational identity, speeches, partnerships and physical structure, the management sought to present the University as highly competent, effective and successful. In addition, the administration sought to conform the image of the organization with that accepted in its social environment through cultural alignment, normative support, and consonance with the relevant norms and law of the context in which it is inserted. The strengthening of the legitimacy of the University brought as benefits to the organization both economic and symbolic resources.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLegitimacyen
dc.subjectGerenciamento de impressãopt_BR
dc.subjectComunicação administrativapt_BR
dc.subjectContent analysisen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectCommunication Actionsen
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectImpression Managementen
dc.titleLegitimação organizacional por meio do uso do gerenciamento de impressões : o caso da Universidade Federal do Acrept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095092pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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