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dc.contributor.advisorBianchi, Márciapt_BR
dc.contributor.authorMeirelles, Williamspt_BR
dc.date.accessioned2019-06-22T02:35:02Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196088pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar como as modalidades de ensino, Educação a Distância (EaD) e presencial, influenciam no desempenho acadêmico dos alunos do curso de Ciências Contábeis em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul. O estudo se realizou em duas etapas, uma qualitativa e uma quantitativa. Na parte qualitativa do estudo, foram analisadas as matrizes curriculares das modalidades, presencial e EaD do curso e 88 planos de ensino, sendo 44 de cada modalidade. Já a parte quantitativa teve como foco o desempenho dos discentes do curso, foram analisados 1.444 discentes, que cursaram disciplinas nas modalidades presencial e EaD durante o período de 2014/01 a 2018/01. Foram testadas variáveis relacionadas ao corpo docente, infraestrutura e corpo discente, por meio de dois cenários: cenário 1 contemplando todos alunos e variáveis e o cenário 2 controlando os alunos aprovados nas disciplinas. Os resultados das análises qualitativas demonstraram a simetria entre as grades curriculares e a similaridade dos conteúdos praticados entre ambas as modalidades. Foram evidenciadas diferenças nos planos de ensino entre as modalidades presencial e EaD, no que tange a organização metodológica e os respectivos processos avaliativos. Nas análises quantitativas, comparando-se os grupos de discentes das modalidades presencial e EaD, os achados que se destacaram foram: i) a diferença das médias das notas, na qual a modalidade presencial apresenta uma média de 7,19 pontos, superior à média de 6,88 pontos obtida pela modalidade EaD; ii) o desvio padrão das notas na modalidade presencial é de 1,84 pontos, valor este inferior que os 2,38 pontos de desvio padrão encontrados da modalidade EaD, que demonstram uma maior dispersão entre as notas desta modalidade; iii) a média de reprovação dos discentes da modalidade presencial foi de 9%, enquanto na modalidade EaD este percentual foi de 20%; e, iv) 285 alunos evadidos no período analisado na modalidade EaD, o que representou uma proporção de 24% de alunos evadidos, enquanto na modalidade presencial o número foi de 75 alunos, que representa uma proporção de 13% de alunos evadidos. Com relação à variável de interesse “modalidade”, pode-se constatar que a mesma teve influência significativa no desempenho dos discentes nos dois cenários testados, porém com resultados distintos: no primeiro cenário(com alunos aprovados e reprovados) evidenciou-se que aqueles que obtiveram maiores notas eram da modalidade presencial. Já no segundo cenário, controlando-se a aprovação nas disciplinas, e, portanto, considerando os alunos aprovados, os melhores desempenhos foram visualizados na modalidade EaD. A relevância deste estudo está na evidenciação do impacto positivo da modalidade presencial no desempenho dos alunos, também percebida pelo menor número de evasões, mesmo com o atual cenário de crescimento exponencial da modalidade EaD. Além disso, ao se controlar os alunos que aprovaram nas disciplinas, o desempenho dos alunos da modalidade EaD superaram o desempenho dos estudantes da modalidade presencial. Este achado traz indícios de que a modalidade EaD pode, futuramente, alcançar resultados tão ou mais satisfatórios do que a tradicional modalidade presencial.pt
dc.description.abstractThis study aimed to analyze how the teaching modalities, online learning and face-to-face, influence the academic performance of the Accounting students of at a university in Rio Grande do Sul. The study was divided into two stages, a qualitative and a quantitative one. In the qualitative part of the study, we analyzed the curricular matrices of the modalities, presential and online learning of the course and 88 teaching plans, 44 of each modality. On the other hand, the quantitative part was focused on the performance of the students of the course, where analyzed 1,444 students, who attended courses in the classroom and online during the period from 2014/01 to 2018/01. Variables related to the teaching staff, infrastructure and student body were tested through two scenarios, scenario 1 contemplating all students and variables and scenario 2 controlling the students approved in the disciplines. The results of the qualitative analyzes demonstrated the symmetry between the curriculum grids and the similarity of the contents practiced in both modalities. There were differences in the teaching plans between the classroom and online modalities, regarding the methodological organization and the respective evaluation processes In the quantitative analyzes, comparing the groups of students of the classroom and online modalities, the most outstanding findings were: i) the difference in the means of the grades, in which the face-to-face modality presents an average of 7.19 points, higher than average of 6.88 points obtained by the online learning; ii) the standard deviation of the notes in the face-to-face mode is 1.84 points, which is lower than the 2.38 points of standard deviation found in the EaD modality, which shows a greater dispersion among the notes of this modality; iii) the average grade of students in the face-toface modality was only 9%, while in the online modality this percentage was 20%; and iv) 285 students evaded in the period analyzed in the online modality, which represented a proportion of 24% of evaded students, while in the face-to-face modality the number was 75 students, representing a proportion of 13% of students evaded. Regarding the variable of interest - modality of learning -, it can be seen that it had a significant influence on the performance of the students in the two scenarios tested, but with different results: in the first scenario (with approved and disapproved students) it was evidenced that those who higher grades were of the face-to-face modality. In the second scenario, controlling for approval in the subjects, and therefore considering the approved students, the best performances were visualized in the in online learning. The relevance of this study is the evidence of the positive impact of the face-to-face modality on student performance, also perceived by the lower number of evasions, even with the current scenario of exponential growth of the onlinelearning. In addition, by controlling the students who passed in the subjects, the performance of the students of the online learning exceeded the performance of the students of the face-toface modality. This finding gives indications that the EAD mode may, in the future, achieve results as satisfactory as or more than the traditional face-to-face modality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAcademic performanceen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectOnline learningen
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectAccountingen
dc.titleDesempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis nas modalidades de ensino a distância e presencial em uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095828pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidadept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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