Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
dc.contributor.advisor | Della Libera, Aline Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Sandra Raquel Bez dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T02:35:50Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195617 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma narrativa de cunho autobiográfico, partindo de experiências pessoais e, especificamente, do meu processo de escolarização na infância e na vida adulta. Reflito sobre o fato de ter cursado o Ensino Supletivo e a Educação de Jovens e Adultos, delineando como essa trajetória marcou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A baixa autoestima pela pouca escolaridade e certa inconformidade, me acompanharam ao longo da vida. Tal contexto, compreendo que me levou a tomar algumas decisões e atitudes que mudariam sobremaneira o que estava “preestabelecido”, culminando na minha entrada no Curso de Pedagogia. O referencial teórico, que deu suporte a estas leituras, tem como principais autores: Josso (2006), Souza (2011) e Saffiotti (2015). Neste trabalho, também relatarei como essa experiência na EJA influenciou o meu fazer docente, partindo das seguintes questões: que professora estou sendo? Que olhar dedicarei aos educandos e à sala de aula? De que maneira essas vivências influenciarão na minha caminhada como docente? Nesta narrativa também constam registros de memória sobre a minha infância, a experiência de estudar em uma escola do interior, tendo que me adaptar em novos contextos. Por fim, compreendo que a narrativa autobiográfica ainda não é vista com a devida relevância na Academia. Ainda é difícil encontrar trabalhos que demonstrem a importância das experiências de vida na formação docente. Entretanto, é possível compreender que o profissional e o pessoal não andam separados, todas as experiências vividas irão nos acompanhar e nos transformar no que somos. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Trajetoria escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.title | Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092269 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)