Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Rochellie Lucaspt_BR
dc.date.accessioned2019-06-07T02:35:44Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195615pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado com uma turma de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. Para este estudo, foram empreendidas as estratégias metodológicas de grupo focal com os alunos, grupo de conversação com as mães via rede social e análise documental do diário de classe e de produções elaboradas pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo da pesquisa é analisar a ação docente desenvolvida nessa turma de alfabetização por meio da identificação das marcas nas aprendizagens das crianças e da reflexão sobre os sentidos atribuídos por elas na perspectiva dos diferentes autores da prática pedagógica. Os referenciais teóricos utilizados trazem conceitos na área das ciências da natureza, abordados por Eunice Kindel, e da alfabetização, principalmente por meio dos estudos de Magda Soares, Artur Morais, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Através das análises realizadas, foi possível destacar duas marcas nas aprendizagens discentes, organizadas em dois eixos: os estudos sobre o corpo humano, sendo apresentado o desenvolvimento do projeto didático pedagógico que contribuiu para a atribuição de sentidos pelas crianças nas aprendizagens sobre o corpo humano. No segundo, destinado aos avanços das crianças na alfabetização, são discutidos os níveis de escrita na perspectiva psicogenética, assim como se relacionam as propostas realizadas com foco no desenvolvimento da consciência fonológica aos sentidos atribuídos pelos alunos e, consecutivamente, aos seus avanços na apropriação do sistema de escrita alfabética. Ao final da pesquisa, destaca-se o protagonismo da turma na construção de significados referentes às aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento, em especial, na alfabetização.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleEu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famíliaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092267pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples