Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Carine Klohpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-07T02:35:09Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195607pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito estudar o percurso formativo dos três primeiros estudantes indígenas (kaingang) formados na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Constitui-se, em uma narrativa das experiências contadas por estes estudantes, destacando os aspectos positivos dessa trajetória, bem como as adversidades vivenciadas. Com isso, procuro dar destaque à caminhada de cada um, até a conclusão de sua formação docente . Como forma de apresentar a temática, narro o intenso contato com a cultura Kaingang que vivenciei durante meu percurso acadêmico e discuto sobre os costumes e algumas tradições Kaingang, evidenciando concepções de mundo e a educação própria deste povo. Apresento a política afirmativa que propiciou o ingresso de estudantes indígenas em diferentes cursos de graduação da UFRGS desde 2008, por meio de um vestibular específico e diferenciado, que busca atender as especificidades culturais. Constato que a Licenciatura em Pedagogia é um dos cursos mais escolhidos pelos indígenas que buscam o ensino superior nesta universidade. Para desenvolver o presente estudo, realizei entrevista com os três estudantes e analisei os seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Através das entrevistas, de leituras em literatura especializada e das vivências compartilhadas com os estudantes Kaingang, percorro o mundo do indígena universitário e suas visões e versões das experiências no curso. Constato, também, que nos últimos anos há uma presença crescente de estudantes indígenas nas universidades brasileiras. Esse movimento decorre da luta dos povos originários, que constroem sua autonomia afirmando sua cultura em diálogo, mas sem depender exclusivamente dos fóg (não indígenas).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectTrajetoria escolarpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectIndígenaspt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.titleHistórias e trajetórias caminhos dos estudantes indígenas formados no curso de pedagogia da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092274pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples