Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComerlato, Denise Mariapt_BR
dc.contributor.authorMelo, Pedro Madrugapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-07T02:34:59Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195604pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo refletir sobre o aprendizado do autor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), durante o estágio docente obrigatório do Curso de Pedagogia na área de Educação de Adultos (EJA), através da experiência de escutar o aluno, e rever como este gesto contribuiu para a sua formação como professor. Também é mostrado aqui o começo de sua trajetória como docente, as experiências que teve em estágios anteriores e como foi aprendendo a “ser professor” durante este trajeto; experiências estas que foram bastante diversificadas e que lhe proporcionaram um grande aprendizado. A pesquisa apresentada se caracteriza como qualitativa, de caráter teórico e documental, já que, além dos estudos teóricos, também é realizada a análise de fragmentos do Diário de Classe do autor. A escuta sensível, fundamentada em René Barbier, foi a principal ferramenta/gesto que contribuiu para a transformação da visão de sala de aula, de escola, e principalmente, de aluno. Mesmo que se ancore em conhecimentos teóricos, esse é um saber que se constitui pela experiência, pela prática, e foi desse modo que se constituiu a possibilidade de entender, aos poucos, como “ser docente” e a importância que tem o ato de escutar o aluno. A escuta sensível não diz respeito apenas ao sentido físico, de escutar falas, mas também tem um sentindo emocional, de escutar o aluno com “o coração”, entendendo seu ponto de vista e considerando sua realidade. Assim, este trabalho procura considerar o ato da escuta sensível como ferramenta imprescindível para atuarmos em sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEscuta sensível como ação pedagógica na EJApt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092264pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples