Escuta sensível como ação pedagógica na EJA
dc.contributor.advisor | Comerlato, Denise Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Pedro Madruga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-07T02:34:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195604 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o aprendizado do autor na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA), durante o estágio docente obrigatório do Curso de Pedagogia na área de Educação de Adultos (EJA), através da experiência de escutar o aluno, e rever como este gesto contribuiu para a sua formação como professor. Também é mostrado aqui o começo de sua trajetória como docente, as experiências que teve em estágios anteriores e como foi aprendendo a “ser professor” durante este trajeto; experiências estas que foram bastante diversificadas e que lhe proporcionaram um grande aprendizado. A pesquisa apresentada se caracteriza como qualitativa, de caráter teórico e documental, já que, além dos estudos teóricos, também é realizada a análise de fragmentos do Diário de Classe do autor. A escuta sensível, fundamentada em René Barbier, foi a principal ferramenta/gesto que contribuiu para a transformação da visão de sala de aula, de escola, e principalmente, de aluno. Mesmo que se ancore em conhecimentos teóricos, esse é um saber que se constitui pela experiência, pela prática, e foi desse modo que se constituiu a possibilidade de entender, aos poucos, como “ser docente” e a importância que tem o ato de escutar o aluno. A escuta sensível não diz respeito apenas ao sentido físico, de escutar falas, mas também tem um sentindo emocional, de escutar o aluno com “o coração”, entendendo seu ponto de vista e considerando sua realidade. Assim, este trabalho procura considerar o ato da escuta sensível como ferramenta imprescindível para atuarmos em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Escuta sensível como ação pedagógica na EJA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092264 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)