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dc.contributor.advisorCamini, Patríciapt_BR
dc.contributor.authorGomes, Lorena Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-06T02:35:58Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195600pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa parte do seguinte problema: que discursos constituem as representações de Frida Kahlo em livros de literatura infantil contemporâneos? O material empírico foi constituído pelos três livros que contam a história de Frida Kahlo para crianças, publicados em língua portuguesa no Brasil, que foram encontrados à venda durante a pesquisa: “Frida Kahlo: para meninas e meninos”, de Fink e Saá (2015); “Frida ama sua terra: um a história para conhecer Frida Kahlo”, de Sirkis e Hadida (2012); e “Frida”, de Winter e Juan (2004). A partir da articulação entre os campos dos estudos culturais e dos estudos feministas, produziu-se uma análise cultural e discursiva, tendo como principais referenciais os estudos de Andrade (2002; 2004; 2008), Berté (2018), Canclini (2011), Hall (1997) e Louro (2014). Duas unidades de análise foram construídas: “(So)Frida: a superação da dor pela arte” e “Não me Kahlo: afirmação feminina pelas linguagens da arte”. Na primeira unidade, os elementos analisados apresentaram discursos que representam Frida como uma mulher que, apesar de todas as adversidades em torno de sua saúde, sofria poeticamente e traduzia esse sofrer em obras admiráveis. As representações culturais de Frida sugerem o ensinamento de que o sacrifício pode ter frutos do reconhecimento. Na segunda unidade, os discursos indicaram as representações de Fridacomo uma mulher que exerce o feminino de forma não convencional para sua época, no modode se vestir, navisibilidade não usual de seus pelos, em seu posicionamento artístico e político. Essa Frida que tensionou verdades de seu tempo segue constituindo identidades nacontemporaneidade, representada em diferentes artefatosculturais -dentre eles, livros - que se multiplicam em grande velocidade em diferentes países. Frida representa o conflito entre a força ea fragilidade, o que possibilita sua associação a um espírito revolucionáriovisto como um poder a seralmejado por mulheres e homens.É sobreesse fenômeno Frida eseacurrículo cultural que este trabalho buscou dar sua contribuição.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectKahlo, Frida, 1907-1954pt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleRepresentações de Frida Kahlo na literatura infantil contemporânea : inspirações dos estudos culturais e estudos feministaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092247pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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