Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAndrade, Sandra dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Katiane Santiago Rodrigues dapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-06T02:35:43Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195589pt_BR
dc.description.abstractDurante meu estágio obrigatório da graduação em Pedagogia, fui mobilizada pelo interesse e a necessidade de aprofundar o estudo sobre as dificuldades de aprendizagem ou de estar na escola, que extrapolam as questões de ordem biológica e que são atravessadas por diferentes questões, como as escolares, familiares, econômicas e sociais. Como não seria possível voltar para o ambiente escolar, optei por fazer a análise de filmes que tivessem como cenário central a escola e como personagens principais professores/as e alunos/as. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar estratégias pedagógicas visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social. Buscou compreender de que modo as situações de vulnerabilidade social apresentadas nos filmes ampliam e aprofundam estas dificuldades de aprendizagem. A pergunta central da pesquisa é: que estratégias pedagógicas são visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social? Sob a influência da etnografia de tela, foram analisados quatro filmes de diferentes períodos que se centram na relação professor/aluno, geralmente, são relações conflituosa ou problemáticas em função da vulnerabilidade social apresentada pelos estudantes dos filmes. Após a etnografia de tela, foi possível refletir sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/as com os jovens estudantes dos filmes e pensar em sua viabilidade na realidade educacional. A partir disso, foi possível atentar, também, para as barreiras do sistema educacional, considerando que muitos profissionais que estão dentro das escolas não percebem que as vulnerabilidades, principalmente as sociais, são responsáveis por muitas das dificuldades de aprendizagem, de permanência e de comportamento no ambiente escolar.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectJovempt_BR
dc.subjectCinema na educaçãopt_BR
dc.titleAnálise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade socialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092245pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples