Justificativas para as escolhas didático-metodológicas como constituintes do trabalho docente
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Martinelli, Jéssyca Rita | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-06T02:35:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195580 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo dessa pesquisa é investigar de que maneira as justificativas das escolhas didático-metodológicas para a realização de um trabalho docente aparecem no Diário de Classe produzido durante o estágio. Como referencial teórico, são abordados autores como Miguel Arroyo, Maurice Tardif, Claude Raymond, Laurence Bardin e Luciana Piccoli, Patrícia Camini. A partir do material empírico, foram elaborados três eixos analíticos, cada um focalizando uma justificativa diferente: 1) Organização do trabalho pedagógico; 2) recursos didáticos e 3) estratégias didáticas. Escolhido qualitativamente, o primeiro eixo refere-se a importância da organização do ambiente, do tempo, da turma e dos materiais, por embasar a necessidade do planejamento da organização dos diversos fatores envolvidos na prática pedagógica para uma atividade bem executada. O segundo apresenta a utilidade de recursos didáticos para aulas mais dinâmicas e qualificadas. O terceiro aponta as características positivas de se pensar em estratégias didáticas para a turma. Evidenciou-se, a partir de análises, que o investimento em escrever justificativas nos planejamentos auxilia a promover aulas mais lúdicas, dinâmicas, qualificadas e apropriadas. Além disso, este investimento também colabora para a constituição docente e se configura como parte do trabalho do professor, como será demonstrado nessa pesquisa. | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.title | Justificativas para as escolhas didático-metodológicas como constituintes do trabalho docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092232 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2018 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1396)