Justificativas para as escolhas didático-metodológicas como constituintes do trabalho docente
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo dessa pesquisa é investigar de que maneira as justificativas das escolhas didático-metodológicas para a realização de um trabalho docente aparecem no Diário de Classe produzido durante o e ...
Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso, do tipo análise documental, sendo o principal documento de análise o Diário de Classe elaborado durante o estágio obrigatório do curso de Pedagogia, em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Porto Alegre/RS. O objetivo dessa pesquisa é investigar de que maneira as justificativas das escolhas didático-metodológicas para a realização de um trabalho docente aparecem no Diário de Classe produzido durante o estágio. Como referencial teórico, são abordados autores como Miguel Arroyo, Maurice Tardif, Claude Raymond, Laurence Bardin e Luciana Piccoli, Patrícia Camini. A partir do material empírico, foram elaborados três eixos analíticos, cada um focalizando uma justificativa diferente: 1) Organização do trabalho pedagógico; 2) recursos didáticos e 3) estratégias didáticas. Escolhido qualitativamente, o primeiro eixo refere-se a importância da organização do ambiente, do tempo, da turma e dos materiais, por embasar a necessidade do planejamento da organização dos diversos fatores envolvidos na prática pedagógica para uma atividade bem executada. O segundo apresenta a utilidade de recursos didáticos para aulas mais dinâmicas e qualificadas. O terceiro aponta as características positivas de se pensar em estratégias didáticas para a turma. Evidenciou-se, a partir de análises, que o investimento em escrever justificativas nos planejamentos auxilia a promover aulas mais lúdicas, dinâmicas, qualificadas e apropriadas. Além disso, este investimento também colabora para a constituição docente e se configura como parte do trabalho do professor, como será demonstrado nessa pesquisa. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Pedagogía (1396)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License