Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rodolfo Benedito Zattar dapt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Fernando Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-06-05T02:33:12Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1808-0448pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195056pt_BR
dc.description.abstractO ambiente de trabalho dos docentes em instituições públicas de ensino superior é caracterizado por diversos fatores de riscos que podem provocar danos à saúde e integridade física destes profissionais. Estes fatores têm origem, na grande maioria dos casos, na execução das atividades em instalações físicas inadequadas, seja pelo funcionamento em espaços provisórios, ou até mesmo pela ausência de manutenções periódicas nos prédios e equipamentos. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo fazer uso do método DeParis para identificar, analisar e propor ações para eliminação e/ou minimização dos riscos existentes no ambiente de trabalho dos docentes de uma instituição federal de ensino superior. Para isto, alguns profissionais foram envolvidos de forma participativa no processo, auxiliando na análise do ambiente de trabalho e na identificação dos riscos. Com os resultados obtidos constatou-se que a metodologia utilizada se mostrou eficaz na identificação e análise de condições satisfatórias, das que precisam ser melhoradas e insatisfatórias, bem como na proposição de ações com responsáveis e prazos para suas conclusões, visando proporcionar um ambiente de trabalho com melhores condições para os docentes realizarem suas atividades.pt_BR
dc.description.abstractThe working environment of professors in public higher education institutions involves several risk factors that can cause harm to the health and physical integrity of these professionals. These factors are mostly caused by the execution of activities under inadequate physical facilities, either by working in temporary spaces, or even by the absence of periodic maintenance in buildings and equipment. The aim of this study is to make use of the DeParis method to identify, analyze and propose actions that eliminate or minimize risks in the working environment of the teaching staff in a federal higher education institution. Therefore, some professionals participated in the process by evaluating their working environment and the related risks. The obtained results showed that the methodology approached was effective in identifying and analyzing the satisfactory conditions, those that needs improvement, and the unsatisfactory conditions, as well as it was effective in proposing actions with achievable deadlines in order to provide a better working environment for the teaching staff to perform their activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Gestão Industrial [recurso eletrônico]. Curitiba. Vol. 14, n. 4 (2018), p. 103-123pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWorking environmenten
dc.subjectFatores de riscopt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectRisk identificationen
dc.subjectAnálise de riscopt_BR
dc.subjectDeParisen
dc.titleDiagnóstico participativo de riscos (DeParis) aplicado ao ambiente de trabalho dos docentes de uma instituição federal de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeParticipative risk screening (DeParis) applied to the working environment of teaching staff in a federal higher education institution en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001092537pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples