Análise da adoção de pagamentos através de aplicativos no setor de gastronomia de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de difusão dos aplicativos de pagamentos digitais, os elementos determinantes para sua adoção e as percepções de gestores de bares, cafeterias e restaurantes sobre este meio de pagamento. Estes dados foram coletados através de uma pesquisa exploratória, com seis gestores de estabelecimentos adeptos ou não às carteiras digitais, e analisados de forma qualitativa, com base nas características da inovação elencadas pelos autores John Bessant ...
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de difusão dos aplicativos de pagamentos digitais, os elementos determinantes para sua adoção e as percepções de gestores de bares, cafeterias e restaurantes sobre este meio de pagamento. Estes dados foram coletados através de uma pesquisa exploratória, com seis gestores de estabelecimentos adeptos ou não às carteiras digitais, e analisados de forma qualitativa, com base nas características da inovação elencadas pelos autores John Bessant e Joe Tidd. Através dos resultados obtidos por este trabalho, constatou-se divergências entre as percepções e também entre os elementos determinantes para a adoção desta tecnologia por parte dos gestores dos estabelecimentos adeptos e não adeptos ao meio de pagamento. Pode-se perceber também que grande parte dos benefícios e oportunidades proporcionadas pelas carteiras de pagamentos digitais não estão sendo comunicadas da melhor maneira para o público alvo, caracterizando a necessidade das empresas fornecedoras destes meios de pagamento gerarem melhores informações sobre as reais oportunidades criadas por suas plataformas. ...
Abstract
This paper aims to analyze the process of diffusion of digital payment applications, the determinants for their adoption and the perceptions of managers of bars, cafes and restaurants about this means of payment. These data were collected through an exploratory research, with six managers of establishments adhering or not to the digital portfolios, and analyzed in a qualitative way, based on the characteristics of the innovation listed by the authors John Bessant and Joe Tidd. Through the resul ...
This paper aims to analyze the process of diffusion of digital payment applications, the determinants for their adoption and the perceptions of managers of bars, cafes and restaurants about this means of payment. These data were collected through an exploratory research, with six managers of establishments adhering or not to the digital portfolios, and analyzed in a qualitative way, based on the characteristics of the innovation listed by the authors John Bessant and Joe Tidd. Through the results obtained by this work, it was observed divergences between the perceptions and also among the determinants for the adoption of this technology by the managers of the adept establishments and not adept to the means of payment. It can also be perceived that much of the benefits and opportunities offered by digital payment portfolios are not being communicated in the best way to the target public, characterizing the need of the companies that provide these means of payment to generate better information about the real opportunities created by their platforms. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3134)
Este item está licenciado na Creative Commons License