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dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorAguiar, Gabriel Coelho dept_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T02:36:54Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195025pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de difusão dos aplicativos de pagamentos digitais, os elementos determinantes para sua adoção e as percepções de gestores de bares, cafeterias e restaurantes sobre este meio de pagamento. Estes dados foram coletados através de uma pesquisa exploratória, com seis gestores de estabelecimentos adeptos ou não às carteiras digitais, e analisados de forma qualitativa, com base nas características da inovação elencadas pelos autores John Bessant e Joe Tidd. Através dos resultados obtidos por este trabalho, constatou-se divergências entre as percepções e também entre os elementos determinantes para a adoção desta tecnologia por parte dos gestores dos estabelecimentos adeptos e não adeptos ao meio de pagamento. Pode-se perceber também que grande parte dos benefícios e oportunidades proporcionadas pelas carteiras de pagamentos digitais não estão sendo comunicadas da melhor maneira para o público alvo, caracterizando a necessidade das empresas fornecedoras destes meios de pagamento gerarem melhores informações sobre as reais oportunidades criadas por suas plataformas.pt
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the process of diffusion of digital payment applications, the determinants for their adoption and the perceptions of managers of bars, cafes and restaurants about this means of payment. These data were collected through an exploratory research, with six managers of establishments adhering or not to the digital portfolios, and analyzed in a qualitative way, based on the characteristics of the innovation listed by the authors John Bessant and Joe Tidd. Through the results obtained by this work, it was observed divergences between the perceptions and also among the determinants for the adoption of this technology by the managers of the adept establishments and not adept to the means of payment. It can also be perceived that much of the benefits and opportunities offered by digital payment portfolios are not being communicated in the best way to the target public, characterizing the need of the companies that provide these means of payment to generate better information about the real opportunities created by their platforms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectPagamentopt_BR
dc.titleAnálise da adoção de pagamentos através de aplicativos no setor de gastronomia de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091448pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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