O processo de inserção profissional dos estudantes de Relações Internacionais
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa busca compreender como ocorre o processo de inserção profissional dos estudantes de Relações Internacionais. A expansão e diversificação do ensino superior, assim como a mudança no cenário econômico nos últimos anos trazem consequências no mercado de trabalho, principalmente para os jovens que estão se inserindo profissionalmente. Para basear a discussão teórica foram abordados três grandes temas: o curso de Relações Internacionais, ensino superior, e mercado de trabalho e inserçã ...
Esta pesquisa busca compreender como ocorre o processo de inserção profissional dos estudantes de Relações Internacionais. A expansão e diversificação do ensino superior, assim como a mudança no cenário econômico nos últimos anos trazem consequências no mercado de trabalho, principalmente para os jovens que estão se inserindo profissionalmente. Para basear a discussão teórica foram abordados três grandes temas: o curso de Relações Internacionais, ensino superior, e mercado de trabalho e inserção profissional. Primeiramente foi usado um método qualitativo – entrevistas com alunos e coordenadores do curso – a fim de melhor compreender sobre a área e utilizar como apoio para a criação de instrumento de coleta de pesquisa usado na etapa quantitativa. O questionário foi divulgado por meios exclusivamente online, obtendo 443 respostas válidas. Observa-se que os indivíduos são influenciados por elementos como origem familiar, sexo, contexto econômico, etc. O tipo de Instituição de Ensino Superior (pública ou privada) influencia na inserção profissional dos graduandos, com os estudantes de IES públicas possuindo inserções mais qualificantes. Observa-se dois perfis distintos em alunos de Instituições privadas: alunos que precisam trabalhar para prosseguirem com o curso e aqueles que vieram de famílias com maior capital econômico, o que permite maior vantagem na conquista de um trabalho qualificado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License