O processo de inserção profissional dos estudantes de Relações Internacionais
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa busca compreender como ocorre o processo de inserção profissional dos estudantes de Relações Internacionais. A expansão e diversificação do ensino superior, assim como a mudança no cenário econômico nos últimos anos trazem consequências no mercado de trabalho, principalmente para os jovens que estão se inserindo profissionalmente. Para basear a discussão teórica foram abordados três grandes temas: o curso de Relações Internacionais, ensino superior, e mercado de trabalho e inserçã ...
Esta pesquisa busca compreender como ocorre o processo de inserção profissional dos estudantes de Relações Internacionais. A expansão e diversificação do ensino superior, assim como a mudança no cenário econômico nos últimos anos trazem consequências no mercado de trabalho, principalmente para os jovens que estão se inserindo profissionalmente. Para basear a discussão teórica foram abordados três grandes temas: o curso de Relações Internacionais, ensino superior, e mercado de trabalho e inserção profissional. Primeiramente foi usado um método qualitativo – entrevistas com alunos e coordenadores do curso – a fim de melhor compreender sobre a área e utilizar como apoio para a criação de instrumento de coleta de pesquisa usado na etapa quantitativa. O questionário foi divulgado por meios exclusivamente online, obtendo 443 respostas válidas. Observa-se que os indivíduos são influenciados por elementos como origem familiar, sexo, contexto econômico, etc. O tipo de Instituição de Ensino Superior (pública ou privada) influencia na inserção profissional dos graduandos, com os estudantes de IES públicas possuindo inserções mais qualificantes. Observa-se dois perfis distintos em alunos de Instituições privadas: alunos que precisam trabalhar para prosseguirem com o curso e aqueles que vieram de famílias com maior capital econômico, o que permite maior vantagem na conquista de um trabalho qualificado. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License