Preferências dos clientes de restaurantes de alimentação saudável em Porto Alegre
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Nas últimas décadas a sociedade brasileira tem demonstrado um considerável aumento de doenças crônicas não-transmissíveis, tais como obesidade, hipertensão, diabetes entre outras causadas principalmente por uma dieta baixa em nutrientes e uma ingestão de calorias diárias muita acima da recomendada. Por isso, observa-se uma mudança de hábitos alimentares de uma parte da população que está preocupada com sua saúde, qualidade de vida, meio-ambiente e beleza física e que buscam produtos e serviços ...
Nas últimas décadas a sociedade brasileira tem demonstrado um considerável aumento de doenças crônicas não-transmissíveis, tais como obesidade, hipertensão, diabetes entre outras causadas principalmente por uma dieta baixa em nutrientes e uma ingestão de calorias diárias muita acima da recomendada. Por isso, observa-se uma mudança de hábitos alimentares de uma parte da população que está preocupada com sua saúde, qualidade de vida, meio-ambiente e beleza física e que buscam produtos e serviços que supram suas necessidades e desejos. Somado a isso, diversos restaurantes que se posicionam como alimentação saudável abriram suas portas nos últimos anos com o objetivo de entregar produtos e serviços diferenciados para uma gama de clientes que está só aumentando. Dessa forma, o presente estudo buscou entender quais são os principais atributos, consequências e valores levados em consideração pelos clientes de restaurantes de alimentação saudável de Porto Alegre que influenciam seu processo de decisão. Essas informações, por sua vez, têm como foco apoiar gestores, empresários e empreendedores do setor de alimentação fora do lar a oferecem produtos e serviços cada vez melhores a esses havidos consumidores. Para tal, a pesquisa foi baseada na Teoria da Cadeia Meios-fim de Gutman (1982) e para análise de dados foi utilizada a técnica do laddering (ou escalonamento) desenvolvida por Raynolds e Gutman (1988) com 11 clientes de restaurantes de alimentação saudável de Porto. Através do desenvolvimento da Matriz de Implicação e de dois Mapas Hierárquicos de Valores (MHV) foi possível identificar as principais Cadeias atributos-consequências-valores, bem como foram identificados 4 principais valores que influenciam a tomada de decisão dos clientes de restaurantes de alimentação saudável de Porto Alegre. ...
Abstract
In the last decades the brazilian society has shown a considerable increase of chronic non-communicable diseases, as obesity, hypertension, diabetes and others caused mainly by a diet low in nutrientes and a daily calorie intake much higher than recommended. Despite this, there is a change in the habits of a part of the population that is concearned about their health, life quality, environment and physical beauty, and who seek products and services that meet their needs and desires. In additio ...
In the last decades the brazilian society has shown a considerable increase of chronic non-communicable diseases, as obesity, hypertension, diabetes and others caused mainly by a diet low in nutrientes and a daily calorie intake much higher than recommended. Despite this, there is a change in the habits of a part of the population that is concearned about their health, life quality, environment and physical beauty, and who seek products and services that meet their needs and desires. In addition, several restaurants that have positioned themselves as healthy food have opened their doors in recent years with the goal of delivering differentiated products and services to a range of customers that is just increasing. Thus, the present study sought to understand what are the main attributes, consequences and values taken into account by customers of healthy eating restaurants in Porto Alegre that influence their decision making process. This information, in turn, focuses on supporting managers, entrepreneurs and enthusiasts in the food industry outside the home to offer better products and services to these greedy consumers. For this purpose, the research was based on Gutman's Means-End Chain Theory (1982) and for data analysis was used the laddering technique developed by Raynolds and Gutman (1988) with 11 food restaurant customers of Porto Alegre. Through the development of the Implication Matrix and two Hierarchical Values Maps (MHV) it was possible to identify the main attributes-consequences-values chains, as well as identifying 4 main values that influence the decision-making of customers of healthy eating restaurants Porto Alegre. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3263)
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