Concepções de boa postura dos participantes da escola postural da ESEF/UFRGS
Visualizar/abrir
Data
2002Tipo
Resumo
Neste artigo apresentamos e discutimos concepções de boa postura engendradas na dissertação de Mestrado "A Corporeidade na Escola Postural". As reflexões são realizadas a partir de entrevista semi-estruturada realizada com dez participantes inscritos no programa de extensão Escola Postural oferecido à comunidade na EsEF/UFRGS em 1997. A análise das entrevistas possibilitou-nos compreender que a concepção de boa postura dos participantes é bastante semelhante à difundida na literatura a partir d ...
Neste artigo apresentamos e discutimos concepções de boa postura engendradas na dissertação de Mestrado "A Corporeidade na Escola Postural". As reflexões são realizadas a partir de entrevista semi-estruturada realizada com dez participantes inscritos no programa de extensão Escola Postural oferecido à comunidade na EsEF/UFRGS em 1997. A análise das entrevistas possibilitou-nos compreender que a concepção de boa postura dos participantes é bastante semelhante à difundida na literatura a partir do século XIX, a qual prioriza o alinhamento e posicionamento dos segmentos corporais, a força e tensão muscular e o controle e disciplina corporal. Concepções mais atuais relacionadas à percepção corporal são pouco citadas pelos entrevistados. ...
Abstract
In thisarticle, we present and discuss conceptions of good posture engendered in the master thesis titled "Corpority in Back School". The reflections are done based on a semistructured interview applied to ten participants inscribed in theextensionprogram Back School offered to the general community at ESEF/ UFRGS, in 1997. The analysis of the interviews allowed us to comprehend that the participants' conception of good posture is very similar to that disseminated in literature from XIX century ...
In thisarticle, we present and discuss conceptions of good posture engendered in the master thesis titled "Corpority in Back School". The reflections are done based on a semistructured interview applied to ten participants inscribed in theextensionprogram Back School offered to the general community at ESEF/ UFRGS, in 1997. The analysis of the interviews allowed us to comprehend that the participants' conception of good posture is very similar to that disseminated in literature from XIX century on, which gives priority to the alignment and position of body segments, to muscular strength and strain, and to body control and discipline. More recent conceptions related to body perception are littlemen tioned by the subjects in terviewed. ...
Contido em
Movimento. Porto Alegre. Vol. 8, n.1 (2002), p. 9-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License