A produção de livros digitais para o ensino presencial e remoto de Histologia
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Tipo
Outro título
The production of e-books for the Histology classroom teaching and e-learning
Assunto
Resumo
Livros digitais foram desenvolvidos para apoiar o ensino de Histologia, disciplina das Ciências Morfológicas ministrada nos cursos de graduação de Ciências Biológicas e da Saúde. Sua concepção pedagógica referencia-se na descrição da inteligência naturalista, processamento cognitivo baseado no reconhecimento e na categorização de espécimes, habilidades importantes para a área morfológica. Os capítulos são ricamente ilustrados com imagens de células, tecidos e órgãos, obtidas em microscopia de l ...
Livros digitais foram desenvolvidos para apoiar o ensino de Histologia, disciplina das Ciências Morfológicas ministrada nos cursos de graduação de Ciências Biológicas e da Saúde. Sua concepção pedagógica referencia-se na descrição da inteligência naturalista, processamento cognitivo baseado no reconhecimento e na categorização de espécimes, habilidades importantes para a área morfológica. Os capítulos são ricamente ilustrados com imagens de células, tecidos e órgãos, obtidas em microscopia de luz e eletrônica, tendo em vista a importância da informação visual nesse campo do conhecimento. Exercícios criados com o programa Hot Potatoes procuram aumentar a interatividade e motivar a aprendizagem. Os recursos educacionais estão publicados na página institucional, com acesso livre: www.ufrgs.br/atlasbiocel, www.ufrgs.br/livrodehisto e www.ufrgs.br/auladehisto. Eles são utilizados como apoio didático-pedagógico nas aulas presenciais e no estudo extraclasse da disciplina Histologia (Ciências Biológicas). Na avaliação discente, a maioria considerou que eles contribuíram para a aprendizagem e que as imagens e os exercícios favoreceram a compreensão do conteúdo, como a identificação da estrutura celular e tecidual e a relação entre morfologia e atividade funcional, objetivos cognitivos definidos na estratégia pedagógica. Espera-se, com o seu desenvolvimento, contribuir para qualificar o ensino das Ciências Morfológicas. ...
Abstract
E-books were developed to help Histology teaching, a course of Morphological Sciences at the Biological and Health Sciences School. The pedagogical conception of the E-books were based on the description of the naturalist intelligence, cognitive processing on recognition and categorization of specimens, important concepts in the morphological sciences field. The chapters are richly illustrated with photographs of cells, tissues and organs, obtained from light and electron microscopy to provide ...
E-books were developed to help Histology teaching, a course of Morphological Sciences at the Biological and Health Sciences School. The pedagogical conception of the E-books were based on the description of the naturalist intelligence, cognitive processing on recognition and categorization of specimens, important concepts in the morphological sciences field. The chapters are richly illustrated with photographs of cells, tissues and organs, obtained from light and electron microscopy to provide visual information, another important aspect in this area of knowledge. There are tests created by Hot Potatoes software to enhance interactivity and to stimulate learning. The educational resources are available at the University homepage, with free access: www.ufrgs.br/atlasbiocel, www.ufrgs.br/livrodehisto and www.ufrgs.br/auladehisto. They are used as pedagogical support for Histology lectures and for extra class study (Biological Sciences). Majority of students reported that the E- books helped learning, and the images and exercises facilitated the understanding of the subject, for instance, the identification of the cell and tissue structure and the relationship between morphology and functional activity, cognitive aims defined in the educational strategy. I hope to contribute to improve Morphological Sciences teaching with the present virtual resources. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 2 (dez. 2018), 15 f.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40054)Ciências Biológicas (3159)
Este item está licenciado na Creative Commons License