Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDorfman, Adrianapt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Anelise Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:36:20Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194539pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou problematizar como o racismo e a evasão escolar estão ligados aos estigmas raciais no ambiente escolar. Pesquisou como é possível construir ações cotidianas, por meio do ensino de Geografia, ressaltando os aspectos da cultura negra gaúcha através dos poemas de Oliveira Silveira. A investigação foi realizada com alunos participantes do Programa Trajetórias Criativas em Porto Alegre, com os seguintes objetivos: identificar os mecanismos que, historicamente, influenciaram a exclusão e a dificuldade de permanência do negro na educação; analisar os fatores de fracasso e exclusão educacional da população negra de Porto Alegre; construir, a partir dos poemas selecionados, representações mais abrangentes e que tragam maior visibilidade à geografia do negro no Rio Grande do Sul. O trabalho com os poemas de Oliveira Silveira foi de extrema importância para os alunos negros do programa Trajetórias Criativas, pois oportunizou a aceitação e a narração de identidades territorializadas de forma estética e, ao mesmo tempo, política.pt
dc.description.abstractThe present research sought to discuss how racism and school evasion are linked to racial stigma in school environments. It explores possible everyday actions in teaching geography, which emphasize aspects of black culture through the gaucho poems by Oliveira Silveira. The investigation was conducted with students participating in the program Creative Paths in Porto Alegre. The objectives were: to identify the mechanisms which, historically, have influenced the exclusion and the hardships of the negro in education; to analyze the factors of failure and educational exclusion of black people in Porto Alegre; to select poems and to build more comprehensive representations, bringing greater visibility to the geography of the black Rio Grande do Sul. The work with the poems by Oliveira Silveira was of the utmost importance for the black students of the Creative Paths program, because it provided self-acceptance and narratives of identities, at the same time, aesthetic and political.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOliveira Silveiraen
dc.subjectGeografia culturalpt_BR
dc.subjectBlack identityen
dc.subjectIdentidade negrapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectGeographyen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEvasionen
dc.subjectCreative Pathsen
dc.subjectLiteratura afro-brasileira : Poesiapt_BR
dc.titleA Geografia e as poesias de Oliveira Silveira como um intrumento identitário de alunos negros do programa Trajetórias Criativaspt_BR
dc.title.alternativeGeography and the poetry of Oliveira Silveira as tools for identity construction of black students in the program creative paths en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093787pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples