Mapeamento literário no romance machadiano: pressupostos para leitura de Quincas Borba
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A forte presença do Rio de Janeiro na prosa machadiana aponta para a necessidade de uma investigação acerca dos procedimentos de inserção da cidade na narrativa de seus romances. A partir do trabalho de Franco Moretti e de Kevin Lynch, procuramos elaborar mapas/imagens de três romances de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro como ponto de partida para compreensão dos procedimentos de representação da cidade no caso de narradores subjetivados. Iniciamos ...
A forte presença do Rio de Janeiro na prosa machadiana aponta para a necessidade de uma investigação acerca dos procedimentos de inserção da cidade na narrativa de seus romances. A partir do trabalho de Franco Moretti e de Kevin Lynch, procuramos elaborar mapas/imagens de três romances de Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom Casmurro como ponto de partida para compreensão dos procedimentos de representação da cidade no caso de narradores subjetivados. Iniciamos o trabalho pela contextualização histórica dos romances, para entender sua relação com as mudanças por que o Brasil passou ao longo do século XIX. O cotejo dos três mapas revelou que o detalhamento da cidade está em relação direta com a natureza da narrativa, pois o romance com narrador em terceira pessoa, Quincas Borba, apresenta maior minúcia na representação do Rio. A partir disso, elaboramos um segundo estágio de análise que buscou identificar como o espaço urbano nos romances se cobre de significação. Os indícios textuais com que se vinculam ação e espaço puderam ser classificados em cinco categorias não excludentes de significação. Na sequência, aprofundamos nossa análise do romance Quincas Borba, em que a presença do espaço urbano se faz mais marcante. Pelo exame da linguagem, via estudos enunciativos de Émile Benveniste, concluímos que o narrador de Quincas Borba altera o tempo todo o efeito de realidade que se torna uma construção de sentido moldada pela oscilação entre enunciação histórica e de discurso. Por meio da análise de dois percursos do protagonista pelas ruas da cidade, identificamos que a oscilação das instâncias enunciativas faz com que a matéria histórica que confere verossimilhança à obra esteja em constante tensão com as idiossincrasias de um narrador em terceira pessoa subjetivado. Por fim, conclui-se que a dualidade da solução formal encontrada por Machado para este romance se adequa à representação da realidade fraturada brasileira. ...
Abstract
The broad presence of Rio de Janeiro in Machado de Assis’ novels points to the necessity of an investigation on the subject. With that in mind, we have adapted the works of Franco Moretti and Kevin Lynch and developed a method of mapping three of his works: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba and Dom Casmurro, as a way of studying the representation of the city by subjective narrators. Firstly, we established the historical context of the novels as a means of understanding how their ...
The broad presence of Rio de Janeiro in Machado de Assis’ novels points to the necessity of an investigation on the subject. With that in mind, we have adapted the works of Franco Moretti and Kevin Lynch and developed a method of mapping three of his works: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba and Dom Casmurro, as a way of studying the representation of the city by subjective narrators. Firstly, we established the historical context of the novels as a means of understanding how their narrative relates with the socio-political changes at course in Brazil during the Nineteenth Century. As the comparison of the narrative maps have revealed the close relationship between urban detail and a third person narrator, as shown in the map of Quincas Borba, we further elaborated a second stage of research in which we investigated the meanings urban space might evoke within the narrative. From Benveniste’s enunciative studies we have realized that the narrator frequently changes the effect of reality, by moving towards and away from narrated events. By analyzing two strolls from the main character through the streets of Rio de Janeiro, we finally concluded that the historical context is in constant tension with the narrator’s idiosyncrasies, a feature that might be explained by the duality of Brazillian fractured reality. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2960)Letras (1817)
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