Atos dos bons samaritanos : romanização e medicalização na vida de religiosos católicos
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Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Construiu-se certo consenso de que a instituição religiosa domestica o sagrado. No caso do catolicismo, o grande desafio enfretado pela Igreja Católica seria, então, controlar as práticas populares e de seus agentes para minimar as transformações decorrentes da efervescência do sagrado. A fim de colocar em discussão esse consenso, esta pesquisa acompanha práticas de promoção de saúde realizadas por religiosos católicos. Partindo de uma crítica ao especialista e às especialidades, esta investiga ...
Construiu-se certo consenso de que a instituição religiosa domestica o sagrado. No caso do catolicismo, o grande desafio enfretado pela Igreja Católica seria, então, controlar as práticas populares e de seus agentes para minimar as transformações decorrentes da efervescência do sagrado. A fim de colocar em discussão esse consenso, esta pesquisa acompanha práticas de promoção de saúde realizadas por religiosos católicos. Partindo de uma crítica ao especialista e às especialidades, esta investigação antropológica questiona a relação privilegiada entre antropologia e etnografia e, ao invés de se apoiar na sincronia, como é costumeiro em Antropologia, investe na profundidade histórica. Propondo uma metodologia comparativa, sensível o bastante para perceber emergências, desaparecimentos e transformações, aborda as trajetórias de seis religiosos – frei Fabiano de Cristo, frei Galvão, frei Rogério, padre Eustáquio, padre Aloísio e frei Hugolino – cujas práticas significaram aggionamenti da parábola do bom samaritano. Seguindo suas práticas de cura e mantendo especial atenção aos materiais nelas acionados, foi possível construir uma história das práticas de cura e observar suas transformações ao sabor das mudanças do culto – e vice-e-versa. E descrever os povoamentos dessas práticas por uma série de fluxos que sugerem continuidades espaço-temporais. A pesquisa propõe, então, três apontomentos. O primeiro diz respeito ao processo de medicalização. Sustenta que o progressivo empoderamento do corpo médico, significativo o suficiente para participar das práticas dos religiosos, não representou a destituição do religioso como promotor de práticas de saúde. O segundo, relativo à romanização, argumenta que, a despeito das intenções dos agentes, a romanização não foi um processo bem-sucedido e, ao contrário de promover purificações das práticas católicas, produziu novos hibridismos. O terceiro apontamento, que atravessa os outros dois, salienta a ausência de uniformidade no âmbito institucional, caracterizado por certa instabilidade. Essas características sugerem linhas de fuga às domesticações do sagrado. ...
Abstract
It was built a consensus that religious institution domesticates the sacred. In the case of catholism, the control of the popular and clerical practices would be the great challenge of Catholic Church, in order to dimish the transformations that are caused by the sacred effervescence. This research accompanies heading practices of catholic friars in order to discuss this question. It is based in a criticism of the expert and the specialism. So, this anthropological study objects the privileged ...
It was built a consensus that religious institution domesticates the sacred. In the case of catholism, the control of the popular and clerical practices would be the great challenge of Catholic Church, in order to dimish the transformations that are caused by the sacred effervescence. This research accompanies heading practices of catholic friars in order to discuss this question. It is based in a criticism of the expert and the specialism. So, this anthropological study objects the privileged relation between anthropology and ethnografy and, instead of investing in synchrony, it invests in a historical and comparative approach, that can perceive emergeces, desappearances and transformations. The trajectories of six friars – frei Fabiano de Cristo, frei Galvão, frei Rogério, padre Eustáquio, padre Aloísio e frei Hugolino – are showed. The accompaniment of their heading practices, that mean aggionamenti of Good Samaritan parable, and their materials – water, oil, pill, energy, medicine, grace – allow to write a heading practices history. This history highlights that the changes the heading practices and the cult happen together. Besides, this history also describes flows that suggest spatial and temporal continuous. Therefore, this research emphasizes three notes. First, the medicalization process did not mean the end of heading practices of catholic clergymen. Second, the romanization process did not produce a purification of practices. Instead of it, the romanization process produced new hybridisms. Third, there is not uniformity in the institution, whose practices are unstable. These charactistics suggest lines of flight that avoid sacred domestications. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.
Coleções
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Ciências Humanas (7479)Antropologia Social (472)
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