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dc.contributor.advisorRosa, Roger dos Santospt_BR
dc.contributor.authorTheisen, Margit Elenapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T02:37:12Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194392pt_BR
dc.description.abstractExpressiva parcela da população brasileira não conhece a importância e a amplitude do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma satisfatória. Com o propósito de ampliar esse conhecimento, por meio da articulação entre as áreas da saúde e da educação, a presente dissertação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Saúde – Mestrado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), objetivou estimular a aprendizagem sobre o SUS com uma nova personagem (SUSinho) para alunos do Ensino Fundamental. As atividades foram desenvolvidas em uma escola pública estadual, no município de Santa Cruz do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, com a participação de 116 alunos das turmas dos 3º, 4º e 5º Anos. O estudo, de caráter exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, inclui registro em caderno de campo e observação participante, com intervenção em sala de aula e uso de ludicidade. Os instrumentos de coleta de dados basearam-se em exercícios de fixação, avaliação de conteúdos ludo-pedagógicos e personagem pelos alunos, realização de gincana para testagem de apreensão de novos conhecimentos e análise de caderno de campo. Os dados coletados receberam tratamento analítico idêntico, tendo sido descritos e classificados quantitativamente e, posteriormente, analisados e interpretados qualitativamente. Os resultados revelaram a média conjunta das turmas de 81,9% de avaliação satisfatória para os exercícios de fixação; facilidade de compreensão de 80,5% para os conteúdos e recursos ludo-pedagógicos utilizados; aprovação de 95,5% para a personagem SUSinho e 97,8% de aproveitamento na gincana. As análises do caderno de campo corroboram esses resultados. O estudo demostrou que é possível ensinar matérias com maior nível de complexidade para as crianças, desde que utilizados recursos didáticos e ludo-pedagógicos baseados na simplicidade e na atratividade, que promovam a construção do conhecimento. Considera-se que os resultados positivos obtidos evidenciaram êxito na execução das propostas teórico-metodológicas voltadas para a educação em Saúde Pública. Neste sentido, podem ser considerados em propostas futuras, em novas experiências de ações educativas direcionadas ao ensino sobre o SUS e nos mais variados ambientes de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractExpressive portion of the Brazilian population does not know the importance and the amplitude of the Unified Health System (SUS) in a satisfactory way. With the purpose of increasing this knowledge, through the articulation between the health and education areas, the present dissertation, presented to the Post-Graduation Program in Health Teaching - Master's, Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), aimed to stimulate learning about the SUS with a new character (SUSinho) for Elementary School students. The activities were developed in a state public school, in the municipality of Santa Cruz do Sul, in the state of Rio Grande do Sul, with the participation of 116 students in the 3rd, 4th and 5th year classes. The exploratory study, with a quantitative and qualitative approach, included a record in the field of participant observation, with classroom intervention and use of playfulness. Data collection instruments were based on exercises of fixing, evaluation of the pedagogical contents and character by the students, the accomplishment of the test for the apprehension of new knowledge and analysis of the field notebook. The collected data received identical analytical treatment, having been described and classified quantitatively and, subsequently, analyzed and interpreted qualitatively. The results showed the group average of 81.9% of satisfactory evaluation for the fixation exercises; ease of comprehension of 80.5% for the content and pedagogical resources used; approval of 95.5% for the character SUSinho and 97.8% of use in the gymkhana. The analyzes of the field book corroborate these results. The study showed that it is possible to teach subjects with a higher level of complexity for children, provided that they use didactic and pedagogical resources based on simplicity and attractiveness that promote the construction of knowledge. It is considered that the positive results obtained evidenced success in the execution of the theoretical-methodological proposals focused on public health education. In this sense, they can be considered in future proposals, in new experiences of educational actions directed to teaching about SUS and in the most varied learning environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectUnified Health System (SUS)en
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPlayfulnessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectHealth Teachingen
dc.title“Olha o susinho aí, gente!” : aprendizagem com uma nova personagem para alunos do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093520pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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