Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDias, Ana Cristina Garciapt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Mikael Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T02:37:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194376pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta Dissertação foi investigar a relação da prática de esportes com a integração à universidade e as autoavaliações centrais de indivíduos praticantes e não praticantes. O primeiro capítulo é um artigo teórico, que buscou unificar os modelos teóricos sobre a aprendizagem de competências de vida através do esporte e sobre o papel dos esportes no desenvolvimento positivo, a luz da Teoria Social Cognitiva (TSC), de Albert Bandura. O segundo capítulo trata-se de um capítulo de livro, que caracteriza o conceito de Avaliações Autorreferentes Centrais (AAC), também com base na TSC, demonstra a aplicabilidade desse conceito em diferentes contextos e sugere formas de abordar essas crenças na prática profissional. O terceiro capítulo investiga e compara as AAC de três grupos de universitários: praticantes de esportes em nível competitivo (PEC); praticantes em nível não competitivo/por lazer (PEL); e não praticantes (NP). No quarto capítulo, são investigados e comparados os níveis de integração à universidade desses três grupos, considerando o modelo de cinco dimensões do Questionário de Vivências Acadêmicas – QVA-r. Por fim, o quinto capítulo aborda, qualitativamente, as percepções de universitários que praticam esportes sobre as contribuições e dificuldades associadas a tais práticas na sua integração à universidade e no seu desempenho acadêmico.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this Dissertation was to investigate the relationship between sports practice and college adjustment, and the core self-evaluations of both practitioners and non- practitioners. The first chapter is a theoretical article, which sought to unify the theoretical models on the life skills learning through sports and the role of sports in positive development, based on Albert Bandura's Social Cognitive Theory (SCT). The second chapter is a book chapter that characterizes the concept of Core Self-evaluations (CS), also based on SCT, and demonstrates the applicability of this concept in different contexts, suggesting ways to approach these beliefs in professional practice. The third chapter investigates and compares the CS of three groups of college students: competitive sports practitioners (CSP); recreational sports practitioners (RSP); and non-practitioners (NP). In the fourth chapter, the levels of college adjusment of those three groups were investigated and compared, considering the five-dimensional model of the Academic Experiences Questionnaire - QVA-r. Finally, the fifth chapter addresses, qualitatively, the perceptions of college students who practice sports about the contributions and difficulties associated with such practices in their college adjustment and their academic performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdjustmenten
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectPsicologia do esportept_BR
dc.subjectHuman developmenten
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectSports psychologyen
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCollegeen
dc.titleIntegração acadêmica e autoavaliações de universitários praticantes e não praticantes de esportespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093033pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem