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dc.contributor.advisorBandeira, Denise Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorKroeff, Chrystian da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T02:36:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194364pt_BR
dc.description.abstractO estilo interativo materno consiste na maneira com que a mãe interage com seu filho ou filha conforme diferentes contextos. A leitura compartilhada é um desses cenários, na qual ocorre uma oportunidade de troca de narrativa entre adulto e criança. Essa prática é apontada por trabalhos prévios, teóricos e empíricos, como benéfica ao desenvolvimento de vários aspectos da infância. Este trabalho tem o objetivo de investigar as relações entre o estilo interativo materno durante a leitura compartilhada e características da criança, como marcos desenvolvimentais e dificuldades socioemocionais e comportamentais. O primeiro capítulo trata-se de um ensaio teórico acerca das histórias infantis enquanto contexto de narratividade e do papel tanto do livro quanto do adulto nessa vivência. O segundo capítulo apresenta a elaboração de um manual de codificação dos comportamentos maternos (comunicacionais), bem como de suas respectivas definições operacionais. O terceiro e último capítulo apresenta o estudo empírico. Participaram da pesquisa 45 díades de mães e crianças, estas com idade entre 16 e 72 meses. As mães responderam questionários acerca do desenvolvimento infantil e das dificuldades da criança, além de perguntas sociodemográficas. As díades realizaram sessão de leitura de um livro em contexto laboratorial, a qual foi gravada em vídeo e posteriormente analisada por juízes independentes. Análises de variância, correlação e regressão linear múltipla foram feitas. Os resultados mostraram que comportamentos com foco em descrições e instruções se mantiveram como preditores (direção negativa) do desenvolvimento da linguagem expressiva. Um estilo interativo materno marcado por variações afetivas, prosódicas e por recursos paralinguísticos predisse a linguagem receptiva (direção positiva) e dificuldades emocionais, comportamentais e totais (direção negativa). Renda e escolaridade da mãe também ficaram como preditoras significativas nos modelos finais. Práticas observadas na leitura compartilhada podem, além de estarem associadas ao desenvolvimento comunicacional da criança, indicar aspectos protetivos quanto a dificuldades emocionais e comportamentais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.titleO estilo interativo materno na leitura compartilhada : narratividade, práticas parentais e desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093116pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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