Desafios da arte contemporânea para a educação : práticas e políticas
Visualizar/abrir
Data
2012Tipo
Outro título
Challenges of contemporary art for education : policies and practices
Desafíos del arte contemporáneo para la educación : prácticas y políticas
Assunto
Resumo
O presente artigo apresenta discussões em torno dos desafios que as artes podem trazer ao campo da educação, problematizando especialmente os modos pelos quais as produções contemporâneas podem instigar processos de formação menos lineares e mais abertos, menos rígidos e mais flexíveis, menos racionais e mais poéticos, capazes de produzir um pensamento que nos ajude a enfrentar a complexidade que é educar em nosso tempo. A relação e tensão entre arte e educação são exploradas no texto, além de ...
O presente artigo apresenta discussões em torno dos desafios que as artes podem trazer ao campo da educação, problematizando especialmente os modos pelos quais as produções contemporâneas podem instigar processos de formação menos lineares e mais abertos, menos rígidos e mais flexíveis, menos racionais e mais poéticos, capazes de produzir um pensamento que nos ajude a enfrentar a complexidade que é educar em nosso tempo. A relação e tensão entre arte e educação são exploradas no texto, além de seus possíveis efeitos em práticas e políticas educacionais mais amplas. Como principal companhia teórica, utilizam-se os aportes filosóficos de Friedrich Nietzsche, teóricos das artes tais como Arthur Danto, além da discussão a partir da produção de três artistas contemporâneas. ...
Abstract
This paper discusses the challenges that art can bring to the field of education, questioning, in particular, the ways in which works of contemporary art can instigate training processes that are less linear and more open, less rigid and more flexible, less rational and more poetic, able to produce a contemporary way of thinking which helps us face the complex task of educating in our times. This text also explores the connection and the tension between art and education, in addition to their p ...
This paper discusses the challenges that art can bring to the field of education, questioning, in particular, the ways in which works of contemporary art can instigate training processes that are less linear and more open, less rigid and more flexible, less rational and more poetic, able to produce a contemporary way of thinking which helps us face the complex task of educating in our times. This text also explores the connection and the tension between art and education, in addition to their possible effects on broader educational policies and practices. As theoretical basis, we use philosophical inputs from Friedrich Nietzsche, art theorists such as Arthur Danto, and the discussion triggered by works from three contemporary artists. ...
Resumen
Este artículo presenta los debates sobre los desafíos que el arte puede aportar al campo de la educación, problematizando especialmente las formas en que las producciones contemporáneas pueden fomentar procesos de formación menos lineales y más abiertos, menos rígidos y más flexibles, menos racional y más poéticos capaces de producir un pensamiento que nos ayude a hacer frente a la complejidad de la educación de nuestro tiempo. La relación y la tensión entre el arte y la educación son explorada ...
Este artículo presenta los debates sobre los desafíos que el arte puede aportar al campo de la educación, problematizando especialmente las formas en que las producciones contemporáneas pueden fomentar procesos de formación menos lineales y más abiertos, menos rígidos y más flexibles, menos racional y más poéticos capaces de producir un pensamiento que nos ayude a hacer frente a la complejidad de la educación de nuestro tiempo. La relación y la tensión entre el arte y la educación son exploradas en el texto, y sus posibles efectos en las políticas y prácticas educativas en términos más generales. Como concepción teórica principal, utilizamos las aportaciones filosóficas de Friedrich Nietzsche, teóricos del arte como Arthur Danto, y la discusión de la producción de tres artistas contemporáneos. ...
Contido em
Education policy analysis archives. Arizona, 2013. Vol. 20, n. 42 (dez. 2012), p. 1-17
Origem
Estrangeiro
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License