Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLinden, Júlio Carlos de Souza van derpt_BR
dc.contributor.authorValentini, Bruno Guilhermept_BR
dc.date.accessioned2019-05-08T02:34:23Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193949pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda as diferenças entre as imagens que estudantes ingressantes e concluintes têm sobre o design e a imagem projetada por suas IES. Entende-se que as imagens são organizadas em uma rede de significados associados e organizados em torno de elementos socialmente aceitos e compartilhados. Assim, a imagem do design para esses estudantes depende de suas experiências pessoais e formação acadêmica, que envolve tanto o discurso da instituição como a sua estrutura curricular. Através do Método de Configuração de Imagem (MCI), analisaram-se as imagens do design de seis IES no Rio Grande do Sul, a partir de seus discursos institucionais e pedagógicos, de entrevistas com 30 estudantes e de um questionário aplicado a uma amostra de 110 estudantes ingressantes e 105 concluintes. Os resultados das análises foram categorizados entre cinco dimensões: Arte, Humana, Ciência e Tecnologia, essas 4 propostas por Doblin (1984), e uma quinta denominada DESMOD (Design Module), considerando o design de forma abrangente. Os resultados apontam nove perfis de estudantes, seis para ingressantes (i.sistêmico, ii.proto-estratégico, iii.proto-visionário, iv.criativo, v.indiferente e vi.autoral) e três para concluintes (i.visionário, ii.estratégico e iii.acomodado). Esta pesquisa mostra-se como um passo inicial na identificação de diferentes percepções acerca do design no ensino superior do Rio Grande do Sul. Como principal contribuição, este estudo propõe perfis de ingressantes e concluintes que devem ser validados em outros estudos envolvendo uma maior abrangência com relação aos cursos de design.pt
dc.description.abstractThis work discusses the differences among the impressions that new students and graduates have on design and the image portrayed by their HEI (Higher Education Institutions). It is perceived that the images are organized based on a network of meanings associated and organized around socially accepted and shared elements. This way, the design image for these students depends on their personal experiences and academic degree, which involves the institutional discourse as well as its curricular program. We analyzed the design images of six HEI in Rio Grande do Sul through the Imaging Configuration Method (ICM) based on their institutional and pedagogical discourses. We interviewed 30 students and applied a questionnaire to a sample of 110 entrant students and 105 graduates. The results of the analyses were categorized among five dimensions: Art, Social, Science and Technology, these 4 proposed by Doblin (1984), and a fifth named DESMOD (Design Module), which considers design comprehensively. The results pointed out nine student profiles, six for entrant students (i.systemic, ii.proto-strategic, iii.proto- visionary, iv.creative, v.indifferent and vi.authorial) and three for graduates (i.visionary, ii.strategic, and iii .accommodated). This research proves to be a first step in the identification of different perceptions about design in higher education in Rio Grande do Sul. Its greatest contribution is the proposal of profiles for entrant students and graduates that should be confirmed by other, more comprehensive studies in relation to design courses.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign imageen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDesign theoryen
dc.subjectImage Configuration Methoden
dc.subjectDesign multidimensionalityen
dc.titleA imagem do design por estudantes ingressantes e concluintes em cursos de design no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeThe image of design by new students and graduates from the design courses in Rio Grande do Sul en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001092138pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples