Sobre o processo de direção do espetáculo “As criadas”
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O trabalho se propõe a refletir sobre o processo de direção de atores no espetáculo teatral “As criadas” de autoria do Frances Jean Genet. Levantando questões tais como: as limitações e potencialidades das atrizes com pouca (ou nenhuma) experiência teatral, encenando um texto clássico que requer entre outras habilidades; fluência textual, jogo, concentração, memória, construção de personagens. Focado nestas questões trabalhou-se aqui a concepção de diferença entre classes sociais e o conceito d ...
O trabalho se propõe a refletir sobre o processo de direção de atores no espetáculo teatral “As criadas” de autoria do Frances Jean Genet. Levantando questões tais como: as limitações e potencialidades das atrizes com pouca (ou nenhuma) experiência teatral, encenando um texto clássico que requer entre outras habilidades; fluência textual, jogo, concentração, memória, construção de personagens. Focado nestas questões trabalhou-se aqui a concepção de diferença entre classes sociais e o conceito de alienação de Karl Max. O texto investiga o desenvolvimento de um processo que culmina com a apresentação do espetáculo e traz também alternativas para construir as frágeis relações interpessoais, pré (e inter) espetáculo. ...
Abstract
The work proposes to reflect on the process of directing actors in the theatrical show "The servants" by Frances Jean Genet. Raising questions such as: the limitations and potentialities of the actresses with little (or no) theatrical experience, staging a text a classic that requires, among other skills, textual fluency, game play, concentration, memory, character construction. Focused on these questions, the concept of difference between social classes and Karl Max's concept of alienation was ...
The work proposes to reflect on the process of directing actors in the theatrical show "The servants" by Frances Jean Genet. Raising questions such as: the limitations and potentialities of the actresses with little (or no) theatrical experience, staging a text a classic that requires, among other skills, textual fluency, game play, concentration, memory, character construction. Focused on these questions, the concept of difference between social classes and Karl Max's concept of alienation was worked on here. The text investigates the development of a process which culminates with the presentation of the show and also brings alternatives to build the fragile interpersonal, pre (and inter) spectacle relationships. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License