Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorCavalheiro, Yasmin Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-24T02:34:35Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193418pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho está situado no campo da História da Educação Matemática e trata-se de uma pesquisa sobre os conceitos topológicos e a Matemática Moderna. A questão norteadora que guia o desenvolvimento do trabalho é “quais e como eram abordados os conceitos topológicos na formação de professores do Instituto de Educação, nos anos de 1980, buscando identificar vestígios do Movimento da Matemática Moderna?”. Para responder a esta questão, realizei pesquisas em documentos históricos, encontrados no acervo do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha, em livros de Jean Piaget e Zoltan Dienes, em trabalhos já escritos sobre os conceitos topológicos e, principalmente, analisei o caderno de uma aluna do curso Magistério, que estudou no Instituto de Educação, na década de 1980, além de uma entrevista de uma entrevista com a mesma. Usei este caderno escolar como fonte de pesquisa histórica e para a entrevista foram feitas perguntas abertas, de modo a complementar a análise do caderno. Com os dados levantados durante a pesquisa, pude constatar que os conceitos topológicos eram abordados com grande frequência no período estudado, sendo considerados de grande importância no período anterior à construção do número e durante o processo da construção do número pela criança, acreditando-se que tais conceitos influenciariam principalmente na escrita dos algarismos.pt
dc.description.abstractThis work is situated in the field of History of Mathematics Education and it is a research on topological concepts and Modern Mathematics. The guiding question guiding the development of the work is "what and how were the topological concepts in the training of teachers of the Institute of Education in the 1980s sought to identify traces of the Modern Mathematics Movement?" In order to answer this question, I have carried out research on historical documents, found in the collection of the Mathematics Laboratory of the General Education Institute Flores da Cunha, in books by Jean Piaget and Zoltan Dienes, in works already written on the topological concepts and, mainly, the notebook of a student of the Magisterium course, who studied at the Institute of Education in the 1980s, in addition to an interview with her. I used this schoolbook as a source of historical research and for the interview, open-ended questions were asked in order to complement the analysis of the notebook. With the data collected during the research, I could see that the topological concepts were approached with great frequency in the studied period, being considered of great importance in the previous period the construction of the number and during the process of the construction of the number by the child, believing that such concepts would mainly influence the writing of the figures.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.subjectTopological conceptsen
dc.subjectMatemática modernapt_BR
dc.subjectModern mathematicsen
dc.subjectDienesen
dc.subjectTopologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleUm estudo sobre a presença dos conceitos topológicos na formação de professores : ressonâncias da matemática modernapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089106pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples