Ser professor de gaita-ponto no projeto Fábrica de Gaiteiros : um estudo de caso
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho teve como objetivo compreender os modos como professores de gaitaponto que atuam no projeto Fábrica de Gaiteiros, se formaram, identificando especificidades presentes na sua formação músico-pedagógica. O projeto foi criado, em 2009, pelo músico Renato Borghetti, no sul do Brasil. A pesquisa contou com a colaboração de cinco professores que atuam no referido projeto, e as questões de interesse foram: como são escolhidos os professores que atuam nesse projeto, como esses professores ...
Este trabalho teve como objetivo compreender os modos como professores de gaitaponto que atuam no projeto Fábrica de Gaiteiros, se formaram, identificando especificidades presentes na sua formação músico-pedagógica. O projeto foi criado, em 2009, pelo músico Renato Borghetti, no sul do Brasil. A pesquisa contou com a colaboração de cinco professores que atuam no referido projeto, e as questões de interesse foram: como são escolhidos os professores que atuam nesse projeto, como esses professores se formaram, quando começaram a dar aulas de gaitaponto e de onde vem o conhecimento necessário para ministrar essas aulas. Além disso, o estudo analisou as particularidades de suas experiências como professores de gaita-ponto, identificando suas percepções em relação à sua atuação profissional nesse projeto. Para buscar as respostas, foi realizada uma investigação com abordagem qualitativa (VENTURA, 2007). O estudo de caso foi adotado como metodologia (YIN, 1994; FONSECA, 2002, PASSERON e REVEL, 2005; GOMES, 2008). O material empírico foi coletado através de entrevistas temáticas semiestruturadas. Esta pesquisa alinha-se com a sociologia da educação musical e tem como referenciais teóricos autores que discutem a importância da trajetória pessoal e profissional na formação dos professores (ISAIA, 2008, 2009; NÓVOA, 1995, 2007, 2012, 2017). Os resultados revelaram que o início da carreira de professor de gaita-ponto pode ocorrer de forma despretensiosa, decorrente de diferentes acontecimentos que surgem como desafios, geralmente associados a necessidades financeiras. O projeto Fábrica de Gaiteiros funciona em termos contextuais como um guarda-chuva sob o qual os professores que participam da presente pesquisa desenvolvem na interação uma pedagogia própria voltada para o instrumento. O instrumento gaita-ponto e o projeto modificam as formas de ser professor de música. A pesquisa mostra ainda que a consolidação da atividade docente através do projeto permite ao músico um aprimoramento e um planejamento da sua carreira. O trabalho contribui para uma visão mais ampla acerca da formação e atuação do professor de gaita-ponto, para compreender as estratégias que se utilizam para a manutenção do ensino e aprendizagem de um instrumento como a gaita-ponto e para a compreensão dos caminhos do ser professor na área de música e para repensar a carreira do professor no contexto da formação acadêmica em música. ...
Abstract
The aim of this work was to understand the ways in which diatonic accordion teachers working in the Fábrica de Gaiteiros project were formed, identifying specific characteristics present in their musico-pedagogical training. The project was created in 2009 by musician Renato Borghetti in southern Brazil. The research had the collaboration of five teachers who work on this project, and the questions of interest were: how are the teachers who work on this project chosen, how did these teachers fo ...
The aim of this work was to understand the ways in which diatonic accordion teachers working in the Fábrica de Gaiteiros project were formed, identifying specific characteristics present in their musico-pedagogical training. The project was created in 2009 by musician Renato Borghetti in southern Brazil. The research had the collaboration of five teachers who work on this project, and the questions of interest were: how are the teachers who work on this project chosen, how did these teachers form, when did they begin to teach diatonic accordion and where comes the knowledge necessary to teach these classes. In addition, the study analyzed the particularities of their experiences as diatonic accordion teachers, identifying their perception of their professional performance in this project. To search for the answers, an investigation with a qualitative approach was carried out (VENTURA, 2007). The case study was adopted as a methodology (YIN, 1994; FONSECA, 2002, PASSERON and REVEL, 2005; GOMES, 2008). The empirical material was collected through semistructured thematic interviews. This research is aligned with the sociology of music education and has as theoretical references authors who discuss the importance of personal and professional trajectory in teacher training (ISAIA, 2008, 2009; NÓVOA, 1995, 2007, 2012, 2017). The results revealed that the beginning of the career of the diatonic accordion teacher can occur in an unpretentious way, due to different events that arise as challenges, usually associated with financial needs. The Fábrica de Gaiteiros project works in contextual terms as an umbrella under which the teachers who participate in this research develop in their interaction a pedagogy of their own that is focused on the instrument. The diatonic accordion instrument and the project modify the ways of being a music teacher. The research also shows that the consolidation of the teaching activity through the project allows the musician an improvement and a planning of his career. The work contributes to a broader view of the formation and performance of the diatonic accordion teacher, to understand the strategies that are used to maintain the teaching and learning of an instrument such as the diatonic accordion and to understand the ways of being teacher in the area of music and to rethink the teacher's career in the context of academic training in music. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2893)Música (417)
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