Atendimento educacional especializado e Tecnologias da Informação e Comunicação : estudo de caso
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
Este trabalho investiga as transformações que estão sendo produzidas na educação escolar como consequência da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no processo de escolarização e promoção da aprendizagem de aluno com deficiência. O objeto investigado é o trabalho e planejamento desenvolvido por professora especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE, em escola da rede pública estadual de ensino em Porto Alegre/RS, no período de julho a dezembro de 2014. A o ...
Este trabalho investiga as transformações que estão sendo produzidas na educação escolar como consequência da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no processo de escolarização e promoção da aprendizagem de aluno com deficiência. O objeto investigado é o trabalho e planejamento desenvolvido por professora especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE, em escola da rede pública estadual de ensino em Porto Alegre/RS, no período de julho a dezembro de 2014. A opção metodológica da investigação é de natureza de estudo de caso com abordagem sócio-histórica, apoiando-se nas ideias de Vygotsky (1896-1934). Foram analisados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada realizada com a especialista em AEE e Plano de Desenvolvimento Individual – PDI de dois alunos, sendo uma menina de 8 anos e um jovem de 15. A pesquisa se propôs a apresentar subsídios para reflexão acerca da importância do uso de TIC como proposta de trabalho de desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas de alunos com deficiência e a importância da oferta de AEE por professor especialista em educação especial, para a efetivação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distância.
Colecciones
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Ciencias Humanas (1949)
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