Atendimento educacional especializado e Tecnologias da Informação e Comunicação : estudo de caso
dc.contributor.advisor | Corte Real, Luciane Magalhães | pt_BR |
dc.contributor.author | Koch, Sandra Maria | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T02:34:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193316 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga as transformações que estão sendo produzidas na educação escolar como consequência da utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, no processo de escolarização e promoção da aprendizagem de aluno com deficiência. O objeto investigado é o trabalho e planejamento desenvolvido por professora especialista em Atendimento Educacional Especializado – AEE, em escola da rede pública estadual de ensino em Porto Alegre/RS, no período de julho a dezembro de 2014. A opção metodológica da investigação é de natureza de estudo de caso com abordagem sócio-histórica, apoiando-se nas ideias de Vygotsky (1896-1934). Foram analisados os seguintes instrumentos: entrevista semiestruturada realizada com a especialista em AEE e Plano de Desenvolvimento Individual – PDI de dois alunos, sendo uma menina de 8 anos e um jovem de 15. A pesquisa se propôs a apresentar subsídios para reflexão acerca da importância do uso de TIC como proposta de trabalho de desenvolvimento de habilidades e competências cognitivas de alunos com deficiência e a importância da oferta de AEE por professor especialista em educação especial, para a efetivação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva | pt |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Atendimento especializado | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Atendimento educacional especializado e Tecnologias da Informação e Comunicação : estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001092100 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Psicopedagogia e Tecnologias da Informação e Comunicação na modalidade à distância | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)