Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade?
dc.contributor.advisor | Dalcin, Andréia | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira, João Carlos Tavares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T02:34:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/193305 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo tentar compreender os motivos pelos quais um indivíduo escolhe como profissão ser/estar professor de Matemática, mesmo com todas as dificuldades que vão desde a entrada na faculdade até os baixos salários e as condições precárias de muitas escolas. Participaram nesta pesquisa 43 professores da rede pública e privada do ensino fundamental, médio, da EJA, de cursos técnicos e de Universidades do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada através de um questionário em formulário on line dividida em perguntas, definidas em três grandes grupos que descreveram o perfil dos professores, o porquê de ser professor de Matemática e as implicações do estar professor de Matemática. De acordo com os dados da pesquisa os professores entrevistados são na sua maioria mulheres, com idade entre 30 e 49 anos, que lecionam Matemática há mais de dez anos, que escolhera a Matemática como primeira opção no vestibular, que fizeram graduação e atuam na rede pública, e lecionam para o ensino fundamental e médio. A pesquisa também indicou que os professores participantes sentem reconhecimento pelo seu trabalho, que as condições de trabalho influenciam na prática da sua profissão e que a relação com os alunos é o principal fator motivacional para sua permanência nesta profissão. Os dados também indicaram que para os professores participantes o ser professor de Matemática é associado a uma missão, uma vocação e o estar professor de Matemática é um ato de resistência e persistência em prol da educação e pelo ensino da Matemática na contemporaneidade. | pt |
dc.description.abstract | This research has the aim to comprehend the reasons a person chooses to be a Math teacher as his/her profession even knowing the difficulties faced from entering the college up to the low salaries earned by these professionals, and also including the bad local work conditions presented by many schools. The researched counted on with 43 teachers from public and private schools, from Elementary and High School students, from EJA (Adults Teaching Program), technician courses and also Universities from Rio Grande do Sul. The data was collected using a web questionnaire and it was divided into three big groups of questions which selected teachers’ characteristics, the reasons he/she is a Math teacher and why he/she works as a Math teacher. According to the data, the mainly Math teachers group is formed by women, between 30 and 49 years old who have been teaching Math for more than 10 years; this group chose Math as the first option in their “vestibular” contest to enter the college; this same group is graduated, they teach in public institutions, with Elementary and High School students. The research also showed that this group of teachers, mentioned above, noticed his/her work inside classrooms is recognized; that some work situations contribute the way the teaching process goes on and also that the relationship with the group of students is the main motivation to keep themselves teaching Math. The data gives further information, such as, it shows that to be a Math teacher is a mission, a sort of calling; but when he/she is acting as a teacher the relation is a sort of tenacity and endurance to assure the Education itself, but also the Mathematics’ teaching process in our contemporaneity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Math | en |
dc.subject | Professor de matematica - reflexao sobre a profissao | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | School | en |
dc.subject | Teacher | en |
dc.title | Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001089004 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Matemática (406)