A Colônia de Sacramento na rota da diáspora africana : parentesco fictício e agência cativa nos documentos paroquiais de batismo (1732-1777)
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2018Author
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Master
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Abstract in Portuguese
É a partir das fontes paroquiais de batismo que esse trabalho se desenvolve na tentativa de demonstrar como se formavam os laços de parentesco e de reciprocidade entre cativos e cativas na Colônia do Sacramento nos anos de 1732-1777, compreendendo que essa região recebeu significativo número de escravizados e escravizadas, chegando a contabilizar metade da população em situação de cativeiro. Neste sentido, analisamos 1445 registros de batismos buscando traçar padrões para as conexões geradas no ...
É a partir das fontes paroquiais de batismo que esse trabalho se desenvolve na tentativa de demonstrar como se formavam os laços de parentesco e de reciprocidade entre cativos e cativas na Colônia do Sacramento nos anos de 1732-1777, compreendendo que essa região recebeu significativo número de escravizados e escravizadas, chegando a contabilizar metade da população em situação de cativeiro. Neste sentido, analisamos 1445 registros de batismos buscando traçar padrões para as conexões geradas no cativeiro, em especial através das mulheres escravizadas e forras, entendendo que a diáspora africana forçou a criação de novos vínculos e que o batismo era o momento em que esse vínculo se estreitava, principalmente entre pessoas na mesma situação. Para tanto, partimos do pressuposto de que cativos e cativas escolhiam seus padrinhos e suas madrinhas procurando unirem-se a partir do que tinham em comum: a África. O objetivo deste trabalho é, portanto, verificar e tentar explicar os laços firmados no cativeiro a partir das escolhas na pia batismal, tentando compreender como as mulheres, tanto forras quanto escravizadas, se sobressaíam nesse contexto escravocrata. ...
Abstract
It is from the parochial sources of baptism that this work develops in an attempt to demonstrate how the bonds of kinship and reciprocity between captives were formed in Colônia do Sacramento in the years 1732-1777, considering that this region received a significant number of enslaved, accounting for half the population in captivity. In this respect, we analyzed 1445 records of baptisms seeking to draw patterns for the connections generated in captivity, especially through enslaved women and t ...
It is from the parochial sources of baptism that this work develops in an attempt to demonstrate how the bonds of kinship and reciprocity between captives were formed in Colônia do Sacramento in the years 1732-1777, considering that this region received a significant number of enslaved, accounting for half the population in captivity. In this respect, we analyzed 1445 records of baptisms seeking to draw patterns for the connections generated in captivity, especially through enslaved women and those who received manumission, understanding that the African diaspora forced the creation of new bonds and that baptism was the moment when these bonds were strengthened between people in the same situation. For this purpose, we assume that captives chose their godparents and their godmothers, seeking to unite from what they had in common: Africa. The objective of this work is therefore to verify and try to explain the bonds established in the captivity from the choices in the baptismal moment, trying to understand how the women, both emancipated and enslaved, stood out in this slavery context. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História.
Collections
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Humanities (7443)History (653)
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