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dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Camila Fagundes dept_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T02:36:44Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/193051pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca apresentar e discutir uma experiência de ensino de português como língua de acolhimento desenvolvida com duas turmas de haitianos no Hospital Lar de Todos, local de trabalho dos alunos. Trata-se, portanto, de um relato de prática docente a partir do olhar de uma estagiária iniciante na área de Português como Língua Adicional, como parte da formação em licenciatura em Letras com ênfase em Português e Literatura de Língua Portuguesa. Buscou-se fundamentar a prática docente à luz da concepção da linguagem como forma de interação, e o ensino de português dentro da perspectiva de acolhimento, na qual a aprendizagem da língua majoritária do país é um importante meio de integração social por fornecer competências essenciais ao nível de contatos pessoais e sociais, do desempenho e evolução escolares e profissionais e da resolução de problemas do cotidiano (AMADO, 2013). O projeto de aprendizagem teve como propósito a “Elaboração de uma cartilha informativa para trabalhar no setor de hotelaria do Complexo Hospitalar Lar de Todos”. As etapas para implementação do projeto foram organizadas em quatro Unidades Didáticas (UD), entretanto só foi possível desenvolver a UD1. As análises e discussões realizadas neste trabalho consideram extremamente importante a estruturação do material didático para alcançar os objetivos propostos na linha de oportunizar reflexões sobre o uso da linguagem de forma contextualizada, a partir da escolha de textos autênticos. Foi possível perceber que a escolha da temática e o uso de materiais específicos, que fazem parte do universo de trabalho dos estudantes, pode despertar interesse e engajamento nas atividades. É importante salientar que as tarefas que compõem os materiais didáticos precisam ser pensadas e repensadas constantemente de modo a oportunizarem ao aluno o aprendizado na perspectiva interacionista.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to present and discuss an experience of teaching Portuguese as a host language developed with two classes of Haitians at the Lar de Todos Hospital, where students work. It is, therefore, an account of teaching practice from the perspective of a beginner trainee in the area of Portuguese as an Additional Language, as part of a degree in Literature with emphasis on Portuguese and Portuguese Language Literature. It was tried to base the teaching practice in the light of the conception of language as a form of interaction, and the teaching of Portuguese within the host perspective, in which the learning of the majority language of the country is an important means of social integration by providing essential competences to the level of personal and social contacts, school and professional performance and evolution, and daily problem solving (AMADO, 2013). The purpose of the learning project was "Elaboration of an information booklet to work in the Hospitality Industry of the Lar de Todos Hospital". The steps for implementing the project were organized in four didactic units (UD), however it was only possible to develop UD1. The analyzes and discussions carried out in this work consider it extremely important to structure the didactic material in order to reach the proposed objectives in order to offer reflections on the use of the language in a contextualized way, based on the choice of authentic texts. It was possible to perceive that the choice of the subject and the use of specific materials, which are part of the student work universe, can arouse interest and engagement in the activities. It is important to emphasize that the tasks that make up the didactic materials need to be constantly thought and rethought in order to give the student an opportunity to learn in an interactionist perspective.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectForeign Language Teachingen
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectInteractionist conceptionen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectImmigrationen
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.subjectReceptionen
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectPortuguese as an Additional Languageen
dc.titleO ensino de português como língua de acolhimento : um relato de experiência de estágio com imigrantes haitianospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001090808pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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