Ensino de português como língua adicional para níveis iniciais : reformulações do material didático de leitura e produção de texto I
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho é discutir o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para níveis iniciais e propor um conjunto de reformulações no material didático usado no curso de Leitura e Produção de Textos I (LPT I), oferecido no Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para melhor ajustá-lo ao nível de proficiência projetado. De acordo com Bressan (2002) e Scrivener (2011), entre as orientações para o ensino de língua para alun ...
O objetivo deste trabalho é discutir o ensino de Português como Língua Adicional (PLA) para níveis iniciais e propor um conjunto de reformulações no material didático usado no curso de Leitura e Produção de Textos I (LPT I), oferecido no Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para melhor ajustá-lo ao nível de proficiência projetado. De acordo com Bressan (2002) e Scrivener (2011), entre as orientações para o ensino de língua para alunos iniciantes estão a oferta de maior ajuda de recursos linguísticos e a prática mais guiada dos usos da língua para que os alunos possam participar de modo mais confiante nas situações de comunicação nas quais se engajam ou querem se engajar. Com base na minha prática de ensino usando a apostila proposta para o curso de LPT I e nas aprendizagens que tive nas sessões de tutoria com uma professora mais experiente, reflito sobre a necessidade de ajustes na apostila de LPT I com vistas a oferecer maior ajuda os alunos para participarem das atividades de compreensão e produção oral, leitura e produção escrita propostas nos materiais. Após apresentar os conteúdos do curso, focalizo uma das unidades didáticas para mostrar as reformulações que considerei necessárias com base em minha experiência de ensino. Proponho a inserção de atividades para ampliar a preparação dos alunos para as tarefas existentes, ajustes nos enunciados das tarefas, opções de recursos linguísticos e modelos de uso da linguagem para uma produção mais guiada, e quadros que sintetizam aspectos gramaticais relevantes para as atividades planejadas. Busco, por meio dessas reformulações, dar subsídios aos alunos, que poderão participar de modo mais confiante nas atividades propostas, e aos professores iniciantes na profissão, no sentido de deixar mais explícitos alguns aspectos que podem ser realçados para os alunos no desenvolvimento da aula. ...
Abstract
The objective of this paper is to discuss the teaching of Portuguese as an Additional Language (PLA) to beginners and to propose a set of reformulations in the didactic materials used in the course Reading and Writing I (RW I), offered in the the Portuguese as an Additional Language Center (PALC) at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), in order to better adjust it to the basic level of proficiency. According to Bressan (2002) and Scrivener (2011), greater help of linguistic reso ...
The objective of this paper is to discuss the teaching of Portuguese as an Additional Language (PLA) to beginners and to propose a set of reformulations in the didactic materials used in the course Reading and Writing I (RW I), offered in the the Portuguese as an Additional Language Center (PALC) at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), in order to better adjust it to the basic level of proficiency. According to Bressan (2002) and Scrivener (2011), greater help of linguistic resources and guided practice of language use are two of the guidelines for language teaching to beginners in order to enable the students to participate more confidently in the communication situations they are or want to engaged in. Based on my teaching practice using the handout proposed for RW I and the learning I had in the mentoring sessions with a more experienced teacher, I reflect on the need for adjustments in the RW I handout in order to provide more help for students to participate in listening, speaking, reading and writing activities proposed in the materials. After presenting the contents of the course, I focus on one of the didactic units to show the reformulations that I considered necessary based on my teaching experience. I propose the insertion of activities to expand students' preparation for existing tasks, adjustments in task instructions, options of linguistic resources and models of language use for a more guided production, and tables that synthesize grammatical aspects relevant to the planned activities. I seek, through these reformulations, to enable the students to participate more confidently in the proposed activities, and to help beginning teachers to become aware of some aspects that may be highlighted to the students in the course development. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License