Melhores para quais públicos? : uma análise sobre o posicionamento comunicacional da inclusão das diversidades sociais nas cinco melhores empresas para trabalhar em 2018, no Brasil, da Great Place to Work®
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Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho apresenta os conceitos sobre diversidade e a importância da inclusão dessa pluralidade no contexto social e, principalmente, nas organizações. O objetivo desta monografia é analisar, a partir do levantamento dos valores organizacionais estabelecidos pelas empresas, de que forma as cinco melhores empresas reconhecidas pelo Great Place to Work®, em 2018, se posicionam na questão da diversidade social, através das informações disseminadas em dois canais de comunicação externa – ...
O presente trabalho apresenta os conceitos sobre diversidade e a importância da inclusão dessa pluralidade no contexto social e, principalmente, nas organizações. O objetivo desta monografia é analisar, a partir do levantamento dos valores organizacionais estabelecidos pelas empresas, de que forma as cinco melhores empresas reconhecidas pelo Great Place to Work®, em 2018, se posicionam na questão da diversidade social, através das informações disseminadas em dois canais de comunicação externa – o site institucional e a rede social Facebook. Do ponto de vista metodológico, a partir da pesquisa qualitativa, o autor pôde diagnosticar a maturidade comunicacional dessas organizações no que tange à inclusão da diversidade. Além disso, a pesquisa permitiu que o autor pudesse fazer um exercício: reestruturar o ranking das cinco melhores empresas na categoria “melhores empresas para se trabalhar com a diversidade”. Os resultados encontrados evidenciaram que a inclusão da diversidade social na estratégia comunicacional externa de uma empresa, contribui na construção da sua identidade e imagem organizacional. Só assim, ela terá embasamento e preparo para construir estratégias que visam à gestão e à valorização da diversidade. Além disso, pode-se verificar que o ranking da GPTW altera quando passamos a analisar essas cinco organizações em termos de diversidade. Importante destacar que uma empresa que se preocupa com a diversidade não precisa se calendarizar. A inclusão e o respeito às diversidades nesses espaços devem acontecer de forma natural. Talvez, nem sempre àquela empresa que é classificada como a “melhor empresa para trabalhar” será aquela que proporcionará o melhor lugar para alguém trabalhar, ou seja, é necessário identificar se todos os tipos de públicos estão inseridos e valorizados nessas empresas. ...
Abstract
This paper shows the concepts about diversity and the importance of including this plurality in the social context and, especially, in the organizations. The objective of this monograph is to analyze, from the survey of the organizational values established by the companies, how the five best companies recognized by Great Place to Work® in 2018 stand on the issue of social diversity, through the information disseminated in two external communication channels – the institutional website and the ...
This paper shows the concepts about diversity and the importance of including this plurality in the social context and, especially, in the organizations. The objective of this monograph is to analyze, from the survey of the organizational values established by the companies, how the five best companies recognized by Great Place to Work® in 2018 stand on the issue of social diversity, through the information disseminated in two external communication channels – the institutional website and the social network Facebook. From the methodological point of view, from the qualitative research, the author was able to diagnose the communicational maturity of these organizations with regard to the inclusion of diversity. In addition, the research allowed the author to do an exercise: restructure the ranking of the five best companies in the category "best companies to work with diversity". The results showed that the inclusion of social diversity in the external communication strategy of a company contributes to the construction of its identity and organizational image. Only then, it will be based and prepared to build strategies that aim at the management and valuation of diversity. In addition, one can verify that the GPTW ranking changes when we start to analyze these five organizations in terms of diversity. Importantly, a company that cares about diversity does not need to schedule itself. Inclusion and respect for diversity in these spaces must take place naturally. Perhaps not always the company that is classified as the "best company to work" will be the one that will provide the best place for someone to work, ie it is necessary to identify if all types of public are inserted and valued in these companies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
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TCC Comunicação Social (1995)
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