A comunicação de um destino turístico : caso Bento Gonçalves, RS
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho buscou responder a pergunta: qual o conteúdo e o enfoque das mensagens utilizadas para que um município seja visto como destino turístico? Tendo como objeto o município de Bento Gonçalves/RS - considerado destino enoturístico brasileiro. O objetivo principal foi avaliar se as mensagens produzidas pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) de Bento Gonçalves/RS possuem uniformidade na linguagem utilizada, tendo em vista a construção da imagem do município como destino turístico. ...
Este trabalho buscou responder a pergunta: qual o conteúdo e o enfoque das mensagens utilizadas para que um município seja visto como destino turístico? Tendo como objeto o município de Bento Gonçalves/RS - considerado destino enoturístico brasileiro. O objetivo principal foi avaliar se as mensagens produzidas pela Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR) de Bento Gonçalves/RS possuem uniformidade na linguagem utilizada, tendo em vista a construção da imagem do município como destino turístico. Além disso, procurou-se também compreender o processo comunicacional no turismo e na criação das imagens de um destino turístico. A pesquisa realizada foi de caráter quantitativo e qualitativo, utilizando como métodos a revisão bibliográfica – na qual foram abordados conceitos tais como turismo, comunicação turística, imagem e destino turístico – e análise da comunicação criada pela Secretaria Municipal de Turismo de Bento Gonçalves através de folhetos e postagens no Facebook, tendo como base a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011) para compreensão dos dados coletados. Assim, constatou-se que predominantemente o conteúdo e enfoque das mensagens remetem à cultura dos imigrantes italianos, os quais colonizaram o município, bem como a natureza, os parreirais, a uva e o vinho, elementos que ratificam o reconhecimento nacional e internacional da cidade de Bento Gonçalves como destino enoturístico brasileiro. Assim, a comunicação visa retratar a identidade local através de alguns aspectos mais evidentes e que fazem parte do contexto histórico do município, tal como as imagens de pessoas vestindo roupas típicas dos imigrantes italianos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1828)
Este item está licenciado na Creative Commons License