Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula
Fecha
2018Nivel académico
Maestría profesional
Tipo
Materia
Resumo
Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas disc ...
Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como das aproximações e distanciamentos da história brasileira com a dos demais países latino-americanos. Desenvolvi uma sequência didática que, tratando do exposto acima, incorpora elementos das chamadas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), embasado nas discussões sobre a cultura digital e sua potencialidade para o ensino de História (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Para tanto, fiz uso de QR-Codes como ferramenta digital para apresentar um “mosaico de informações” referentes a sujeitos, movimentos e processos do século XX latino-americano. Questiono quais são as representações de América Latina que estudantes do ensino médio constroem a partir de mosaicos de informações veiculados por ferramentas da cultura digital? Tomo de empréstimo as contribuições da rede Modernidade/Colonialidade (LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008; QUIJANO, 2002) para problematizar a “colonialidade do poder” e para elaborar, em associação com a “ecologia dos saberes” (SANTOS, 2007), um artefato pedagógico que, incorporando elementos das TDIC, apresenta a América Latina como um espaço histórico, geográfico e cultural, e possibilita questionar a colonialidade dos nossos saberes sobre o continente. ...
Abstract
In this dissertation, is brought forward a proposal to work Latin America notion with basic education students. The intent is to encourage the understanding of the historical and cultural specificities in Latin America, as well as the similarities and differences between brazilian history and others latin american countries. I develop a didactic sequence that adds elements of the so called Information and Communication Digital Technology (ICDT) backed up on the arguing about digital culture and ...
In this dissertation, is brought forward a proposal to work Latin America notion with basic education students. The intent is to encourage the understanding of the historical and cultural specificities in Latin America, as well as the similarities and differences between brazilian history and others latin american countries. I develop a didactic sequence that adds elements of the so called Information and Communication Digital Technology (ICDT) backed up on the arguing about digital culture and its potentialities when used to teach History (COSTA, 2015; LUCCHESI, 2012, 2013, 2014a; MASSONE, 2014; SALTO; FUNES 2016). Therefore, I used QR-Codes as digital tool to show a information patchwork about subjects, social movements and process from the latin american XX century. I ask which are the Latin America representations that the basic education students build from the information patchwork broadcasted in digital culture tool? I take as a loan the contribution from Modernity/Coloniality (QUIJANO, 2002, LANDER, 2005; MIGNOLO, 2008;) to question the “coloniality of power” and to draft, linked to the “ecology of knowledge” (SANTOS, 2007), a pedagogical artefact that, by incorporating elements of ICDT, shows Latin America as a historical, geographical and cultural territory and enable to question coloniality of the knowledge about the continent. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (7479)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
O ensino de temáticas de América Latina no Colégio de Aplicação/UFRGS: relato de uma experiência de monitoria
Nunes, Simone Aparecida (2017) [Resumen publicado en evento] -
Ensino de história e história das mulheres indígenas na América Latina
Oliveira, Natália Sanson de Borba (2023) [Resumen publicado en evento] -
A feiticeira : personagem histórica e ficcional das Américas de língua francesa
Bernd, Zilá (2005) [Revisión]