Estratégias de comunicação no mercado de luxo : uma análise sobre a Burberry
Visualizar/abrir
Data
2018Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo tem como tema as estratégias de comunicação utilizadas pelo mercado de luxo. A marca de moda Burberry foi utilizada como objeto para compreender como o mercado de luxo possui estratégias diferenciadas para construir uma imagem de marca e ter um bom relacionamento com os seus públicos. O objetivo geral foi analisar o posicionamento de marca e as estratégias de comunicação da Burberry, no contexto do hiperconsumo e mercado de luxo. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa exploratória c ...
Este estudo tem como tema as estratégias de comunicação utilizadas pelo mercado de luxo. A marca de moda Burberry foi utilizada como objeto para compreender como o mercado de luxo possui estratégias diferenciadas para construir uma imagem de marca e ter um bom relacionamento com os seus públicos. O objetivo geral foi analisar o posicionamento de marca e as estratégias de comunicação da Burberry, no contexto do hiperconsumo e mercado de luxo. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa exploratória com a finalidade de ter um conhecimento prévio sobre o assunto. Do ponto de vista metodológico, realizou-se pesquisa bibliográfica sobre hiperconsumo, marketing de luxo e cultura-mundo, marca, posicionamento, identidade e reputação. Como fonte de coleta de dados, realizou-se uma análise de conteúdo em postagens do Instagram, além de pesquisa documental, recorrendo ao site oficial da marca, à técnica de cliente oculto e informações e notícias publicadas em mídia digital. Por meio dos dados coletados, concluiu-se que a Burberry utiliza estratégias de comunicação que condizem e se relacionam com a sua identidade e essência de marca. Porém, apesar de realizar ações para ser considerada uma marca socialmente responsável, ainda tem dificuldade de abrir mão de hábitos que podem vir a prejudicar a sua reputação. ...
Abstract
This study focuses on the communication strategies used by the luxury market. The Burberry fashion brand was used as an object to understand how the luxury market has differentiated strategies to build a brand image and have a good relationship with its public. The overall goal was to analyze Burberry's brand positioning and communication strategies in the context of hyper-consumerism and the luxury market. Initially, an exploratory research was conducted in order to have prior knowledge about ...
This study focuses on the communication strategies used by the luxury market. The Burberry fashion brand was used as an object to understand how the luxury market has differentiated strategies to build a brand image and have a good relationship with its public. The overall goal was to analyze Burberry's brand positioning and communication strategies in the context of hyper-consumerism and the luxury market. Initially, an exploratory research was conducted in order to have prior knowledge about the subject. From the methodological point of view, a bibliographical research was carried out on hyper-consumerism, luxury marketing and culture-world, brand, positioning, identity and reputation. As a source of data collection, a content analysis was carried out on Instagram posts, as well as documentary research, using the brand's official website, the hidden client technique, and information and news published in digital media. Through the data collected, it was concluded that Burberry uses communication strategies that fit and relate to its identity and brand essence. However, despite taking actions to be considered a socially responsible brand, it still has a hard time giving up on habits that could undermine its reputation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1872)
Este item está licenciado na Creative Commons License
