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    • Apresentação 

      Flores, Valdir do Nascimento; Milano, Luiza Ely (2006) [Introductory and closing remarks]
      Resumo não disponível
    • Do balbucio às primeiras palavras : continuidade e descontinuidade no devir de um falante 

      Milano, Luiza Ely; Flores, Valdir do Nascimento (2015) [Journal article]
      Este trabalho propõe reler o texto de Roman Jakobson Por que “mama” e “papa”? com o intuito de retomar a hipótese da descontinuidade relativa à passagem do balbucio ao sistema fonológico de uma dada língua. Assume-se que, ...
    • Os efeitos da fala da criança : a escuta do sintoma da clínica da linguagem 

      Bender, Scheila; Milano, Luiza Ely (2011) [Journal article]
      O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os efeitos da fala sintomática sobre a escuta do sintoma na clínica de linguagem. Para discorrermos sobre a noção de sujeito e sintoma na clínica de linguagem, repensando ...
    • Enunciação e sintoma de linguagem : um estudo sobre as relações metafóricas e metonímicas 

      Flores, Valdir do Nascimento; Milano, Luiza Ely; Kuhn, Tanara Zingano (2005) [Journal article]
      Este texto pretende enfocar as relações entre metáfora e metonímia (cf. Jakobson. 1970; 1974) e a enunciação (cf. Benveniste, 1988; 1989) no estudo da patologia de linguagem, a fim de abordar o sintoma de linguagem como ...
    • O estatuto do fônico na fronteira entre línguas 

      Milano, Luiza Ely (2017) [Journal article]
      El presente trabajo busca investigar el lugar del aspecto fónico de la lengua en el proceso de adquisición de lengua extranjera. En nuestro recorrido, volvimos a visitar el legado del maestro ginebrino Ferdinand de Saussure, ...
    • O funcionamento de falas sintomáticas para além da distinção normal/patológico : contribuições Saussurianas 

      Milano, Luiza Ely; Ribeiro, Joana de Quadros (2018) [Journal article]
      O presente artigo questiona o estatuto da distinção normal/patológico no âmbito dos estudos dos distúrbios de linguagem. Para tanto, realiza uma reflexão acerca da caracterização linguística de falas sintomáticas baseada ...
    • O lugar da voz na aquisição da linguagem 

      Silva, Carmem Luci da Costa; Milano, Luiza Ely (2013) [Journal article]
      O presente artigo, a partir de discussões filosóficas e linguístico-enunciativas sobre a experiência humana na linguagem, tem como objetivo responder à questão: qual o lugar da voz na aquisição de linguagem? Para tanto, ...
    • A noção de estrutura em linguística : uma impactante (e decisiva) repercussão 

      Milano, Luiza Ely (2018) [Journal article]
      O presente artigo parte da leitura do texto “Estrutura” em linguística, publicado originalmente em 1962, e presente em Problemas de linguística geral I, de Émile Benveniste. O objetivo é buscar entender a conjuntura em que ...
    • Relações possíveis entre a linguística da enunciação e a clínica da linguagem 

      Milano, Luiza Ely; Lima, Tatiane Machado (2011) [Journal article]
      O presente artigo propõe relacionar lingüística da enunciação e clínica de linguagem como dois campos que dialogam quando se lida com a forma singular de um sujeito estar na linguagem. Parte-se de uma retomada das abordagens ...
    • O sertão em voz alta 

      Milano, Luiza Ely (2017) [Journal article]
      O presente texto expõe os resultados de uma experiência de leitura em voz alta do clássico romance roseano Grande sertão: veredas. A leitura em grupo da referida obra deu origem à reflexão que ora será apresentada em três ...
    • Sobre objeto e método : do CLG ao manuscrito Phonétique 

      Stawinski, Aline Vargas; Milano, Luiza Ely (2017) [Journal article]
      Este artigo propõe-se a refletir sobre objeto e método nos estudos linguísticos considerando o ponto de vista saussuriano. Tomaremos como ponto de partida o aspecto fônico da língua, dada a importância que esta reflexão ...
    • Sons nas nuvens : sobre o lugar do fônico no Curso de linguística geral 

      Silva, Alena Ciulla e; Milano, Luiza Ely (2017) [Journal article]
      Neste artigo, partimos de uma lei-tura do Curso de Linguística Geral, com o apoio de uma ferramenta automática. Por meio de uma perspectiva computacional, nossa proposta é a de simular uma leitura isenta, na medida do ...